Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Quem é Quem > Diretor do INPA
Início do conteúdo da página

Diretor do INPA

Última atualização em Segunda, 20 de Junho de 2016, 17h48 | Acessos: 5097

 

Dr. Luiz R. de Fran&ccdeil;a 

Luiz Renato de França
(55) (92) 3643-3096/3097
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Currículo Lattes

Acesse a Agenda da Diretoria

 

 Plano de Gestão e Visão de futuro para o INPA/Luiz Renato de França

 Apresentação/Luiz Renato de França

 

Resumo do Currículo Lattes

Luiz Renato de França - Diretor do INPA (Gestão 2014-2018)

Possui graduação em Medicina Veterinária pela UFG (1978), mestrado (1987) e doutorado (1991) em Biologia Celular pela UFMG e pós-doutoramento em Fisiologia da Reprodução de 1992 a 1994 no "Department of Physiology, School of Medicine at Southern Illinois University, Carbondale, Illinois, USA". Professor titular da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) a partir de 2002 e membro titular do comitê assessor do CNPq na área de Morfologia (2009-2012). Tem experiência na área de biologia celular e Fisiologia da Reprodução do Macho, com ênfase nos seguintes tópicos: Espermatogênese em vertebrados (principalmente mamíferos e peixes teleósteos); Transplante de espermatogônias tronco e de fragmentos testiculares/suspensões de células testiculares em Vertebrados; Regulação da função testicular e da proliferação das células de Sertoli; e Toxicologia do trato genital masculino. Atua principalmente nos seguintes temas: Testículo (testis); espermatogênese (spermatogenesis); transplante de células germinativas tronco (germ cells and spermatogonial stem cell transplantation); enxerto de testículo e de suspensões celulares (testis graft and testis cells suspensions); células de Sertoli (Sertoli cells); células de Leydig (Leydig cells); restrição calórica e leptina (caloric restriction and leptin); HIV e células germinativas (HIV and germ cells); e fertilidade humana (human fertility).

 

Mantém intercâmbio ativo e produtivo com diversos pesquisadores nacionais e internacionais (Estados Unidos, Argentina, Canadá, Holanda, Suécia, Noruega, Escócia, Bélgica, França, Índia e Japão). É um dos idealizadores da revista internacional Animal Reproduction (Qualis Capes B1/B2), da qual é um dos editores principais desde 2004, e também um dos idealizadores do “Internacional Symposium on Animal Biology of Reproduction – ISABR”, que ocorre a cada dois anos no Brasil a partir de 2006, tendo sido o presidente da primeira edição que aconteceu em Belo Horizonte em 2006 e membro do comitê organizador e científico/local das edições de 2008 e 2010, 2012, sendo também presidente da edição de 2014. É revisor ad hoc de várias revistas científicas nacionais e internacionais podendo ser citadas, por exemplo, Endocrinology, Biology of Reproduction, The FASEB Journal, PlosOne, Cell Tissue and Research, Journal of Andrology, International Journal of Andrology, Asian Journal of Andrology, Tissue and Cell, Theriogenology, Reproduction, e Andrology. É ou foi membro do corpo editorial das revistas científicas Spermatogenesis, Biology of Reproduction, Reproduction in Domestic Animal e da recém-criada revista científica Andrology (Junção do Journal of Andrology com a International Journal of Andrology). Atualmente, como representante da América Latina, faz parte já no segundo triênio do corpo editorial da prestigiosa revista científica Physiological Reviews, cujo fator de impacto é de ~36. Além de ter participado de várias dezenas de congressos nacionais e internacionais e de ter vários resumos, teses e trabalhos premiados, nos últimos anos tem organizado vários simpósios internacionais no Brasil e apresentado dezenas de palestras nacionais e internacionais, principalmente envolvendo temas referentes ao transplante de células germinativas, regulação da proliferação das células de Sertoli e espermatogênese em mamíferos e peixes teleósteos.


É considerado o professor mais produtivo do Departamento de Morfologia do ICB/UFMG, tendo orientado cerca de 40 alunos de pós-graduação, 40 alunos de iniciação científica e 10 pós-doutores. Publicou até 2014 cerca de 120 trabalhos científicos em revistas indexadas e 10 capítulos de livros, publicações estas que já foram citadas quase 2500 vezes (Fator H = 27). Também organizou dezenas de eventos nacionais e internacionais e apresentou várias dezenas de palestras em eventos científicos nacionais e internacionais. Foi agraciado com o prêmio de professor mais produtivo da Pós-Graduação em Biologia Celular em 2011 e foi Professor homenageado do I Simpósio de Integração dos Programas de Pós-Graduação em Biologia Celular e V Simpósio de Biologia Celular da UFMG, que ocorreu em agosto 2012. É membro ativo das seguintes sociedades científicas nacionais e internacionais: Sociedade Brasileira de Biologia Celular (SBBC), para a qual foi recentemente eleito membro da diretoria (biênio 2014-2016); Colégio Brasileiro de Reprodução Animal (CBRA); Society for the Study of Reproduction (SSR); The Endocrine Society; e American Society of Andrology (ASA).

 

Fim do conteúdo da página