Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Coleções Biológicas > Coleções Zoológicas
Início do conteúdo da página

Coleções Zoológicas

Última atualização em Quinta, 17 de Novembro de 2016, 11h31 | Acessos: 7036

 

Anfíbios e Répteis

Curador: Richard Vogt (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.)
Vice-curador: Fernanda Werneck 
(O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Assistente de curadoria: Ariane Auxiliadora Araújo Silva

Anfíbio

Coleção de Anfíbios e Répteis foi implementada em 1985 e conta atualmente com mais de 33.000 espécimes tombados. Cerca de 80% são representados por anfíbios e 20% por répteis. A maior parte do material é conservada em via líquida (álcool 70%) e abriga também material em via seca como carapaça de quelônios e peles de jacarés, acondicionados em armários com naftalina. A coleção possui 10 exemplares typus, sendo 3 holótipos e 7 parátipos.

Email das Coleções: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Aves

Curador: Mario Cohn-Haft (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.)
Assistente de curadoria: Marco Aurélio da Silva

Aves

A Coleção de Aves começou informalmente em 1980 com coletas locais e pontuais feitas por pesquisadores do INPA. Nas primeiras duas décadas, só se mantinha uma coleção de referência, e a maior parte do material coletado eventualmente era depositada no Museu Paraense Emílio Goeldi, em Belém. Com a chegada do atual curador em 2001, a coleção contava com 198 peles. Iniciou-se, então, um programa ativo de coleta de aves em toda a Amazônia brasileira. Atualmente, são mais que 4000 exemplares tombados de 654 espécies no acervo de peles. A coleção mantém também acervos de conteúdos estomacais e de tecidos (mais de 17 mil amostras), além de gravações das vocalizações da maioria das espécies de aves amazônicas.

Invertebrados

Curador: Márcio Luiz de Oliveira 
(O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Vice-curador: Célio Ubirajara Magalhães Filho 
(O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.)
Assistente de Curadoria: Thiago Mahlmann 
Técnico: Francisco Felipe Xavier Filho 

Site: http://colecoes.inpa.gov.br/invertebrados/



Invertebrados

Coleção de Invertebrados foi formalmente estabelecida em outubro de 1976. Número de amostras/espécimes de Insectaregistrados até dezembro de 2005 é de 330.201 insetos alfinetados. Entretanto, o número de exemplares não triados é grosseiramente estimado em cerca de 5 milhões. Na coleção de invertebrados não-Insecta, o número de lotes está em 3.080 para as coleções já organizadas (Porifera, Platyhelminthes, Rotifera, Nematoda, Acanthocephala, Mollusca, Crustacea e Diplopoda) e cerca de 20.000 lotes para as que se encontram em processo de organização: Annelida, Chilopoda, Pauropoda, Symphila e a maior delas, Arachnida. Estima-se que haja mais de 1.500 espécimes-tipos na coleção, entre holótipos, parátipos, lectótipos, paralectótipos e neótipos.

Mamíferos

Curadora: Maria Nazareth Ferreira da Silva  (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Vice-curadora: Vera M. Ferreira da Silva (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Técnico(s): Adriano Carlos da Silva Antunes, Ronnezza Cellia Lobato Campos Pedrett e Ingrid Torres de Macedo

Mamíferos

O acervo da Coleção de Mamíferos começou a ser reunido de forma não sistematizada em 1976, oriundo principalmente de estudos biomédicos desenvolvidos no Instituto. A partir de 1985, com o início de levantamentos faunísticos executados pelo INPA em áreas da Amazônia sob a influência de usinas hidrelétricas, todo esse material começou a ser organizado segundo padrões internacionais estabelecidos para a curadoria de coleções de mamíferos recentes. O acervo de peles de mamíferos conta atualmente com 5.237 registros, sendo 42 typus nomenclaturais (11 holótipos e 31 parátipos).

Peixes

Curadora: Lucia Rapp Py-Daniel (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.)
Vice-curador: Efrem Jorge G. Ferreira (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.)
Gerente: Renildo Ribeiro de Oliveira 
Técnico(s): Lindalva Sales da Costa Serrão 

Peixes

Os primeiros exemplares da Coleção de Peixes foram coletados em 1976, entretanto, o reconhecimento internacional da coleção se deu em 1985, através de publicação da American Society of Ichthyology and Herpetology. O acervo atual é representado por 25.500 lotes registrados, todos identificados ao nível de espécie. Existem ainda cerca de 10.000 lotes a registrar. A coleção detém 348 espécimes/tipos, sendo 69 holótipos e 279 parátipos, pertencentes a todos os representantes da ictiofauna de água doce da Amazônia.

 

Recurso Genético  

Curador: Camila Cherem Ribas (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Vice-curadora: Jacqueline da Silva Batista (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Técnico(s): Liliane Coelho da Rocha 

Interesse Médico
 
 

 

Fim do conteúdo da página