Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Notícias

Inpa recebe workshop sobre gerenciamento e análise de dados de vegetação

  • Última atualização em Sexta, 22 de Abril de 2016, 09h24
  • Acessos: 2095

Promovido pela Rainfor em parceria com o PPBio e o Cenbam, o evento irá utilizar a ferramenta ForestPlots.net para carregar, analisar e gerenciar informações das parcelas de monitoramento de longo prazo, além de compartilhar as melhores práticas em análise e uso de dados

 

Da Redação – Ascom Inpa*

Foto: Fernanda Farias

 

A Rede Amazônica de Inventários Florestais (Rainfor - Amazon Forest Inventory Network, em inglês) junto com o Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio) e o Centro de Estudos Integrados de Biodiversidade Amazônica (Cenbam) irão promover o workshop “PPBio-Rainfor: “Workshop de gerenciamento e análise de dados de vegetação”. O evento acontecerá na próxima semana (25 a 29 de abril), em período integral, no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), auditório do LBA (Campus II).

Organizado pela pesquisadora do Inpa, Flávia Costa, o workshop contará com a participação de 24 pessoas, entre estudantes de mestrado e doutorado, pesquisadores do Inpa e dos outros núcleos regionais do PPBio.

Com uma carga horária de 30 horas, o workshop será ministrado por Gabriela Lopez Gonzalez (Rainfor) com auxílio de Flávia Costa (Inpa/PPBio), Thaiane Rodrigues de Sousa (PPBio), Fernanda Coelho de Souza (Rainfor/PPBio/Cenbam). O principal objetivo do workshop é utilizar a ferramenta ForestPlots.net para carregar, analisar e gerenciar informações das parcelas de monitoramento de longo prazo, além de compartilhar as melhores práticas em análise e uso de dados.

Durante o evento, os principais tópicos serão Entrada de dados e controle de qualidade, Análise dos dados e Avaliação. No primeiro, Entrada de dados e controle de qualidade, os participantes irão trabalhar com dados de estrutura de vegetação das parcelas de distribuição uniforme da BR-319, outro sítio do PPBio. Os dados de florística e dinâmica da floresta serão integrados no ForestPlots.net. Isso garantirá que os participantes realizem a gestão de dados e ajudará a garantir que os novos dados de censos do PPBio sejam comparáveis entre si e com outros sítios de pesquisa.

 

florestaFotoFernandaFarias

 

A Análise dos dados, outro tópico, envolverá o cálculo de estoque de carbono, balanço do carbono, dinâmica da vegetação e da biodiversidade inseridos no ForestPlots.net. Será utilizado para estes cálculos o pacote de R, específico para o ForestPlots.net que Rainfor está desenvolvendo.

O terceiro ponto é a Avaliação, quando os participantes darão um feedback para ajudar a equipe do Rainfor/ForestPlots.net a determinar as necessidades específicas dos usuários e tornar a informação no futuro mais acessível, interpretável e útil para os atores da área florestal.

Rainfor

A Rainfor é uma colaboração internacional, a longo prazo, para compreender as dinâmicas dos ecossistemas da Amazônia. A Rainfor trabalha com parceiros em todas as nações da Amazônia, tendo em conta o papel modulador de variáveis ambientais como a nutrição do solo, e a necessidade de ajudar a desenvolver novas gerações de ecologistas Amazônicos. O trabalho de Rainfor é atualmente suportado pelas agências de financiamento no Brasil, Colômbia, Reino Unido e União Europeia.

*Com informações da rede Rainfor, PPBio e Cenbam

registrado em:
Fim do conteúdo da página