Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Notícias

Inpa promove curso de uma semana de imersão na floresta amazônica para professores

  • Última atualização em Sexta, 19 de Agosto de 2016, 10h40
  • Acessos: 4277

Mais de 300 professores da rede pública já foram formados pelo curso gratuito, que consiste em uma semana de imersão na floresta. Este ano acontece de 09 a 15 de outubro

Por Mariah Brandt (Texto e Foto) - Ascom Inpa

De 01 a 23 de setembro, estarão abertas as inscrições para o curso ‘A Floresta Amazônica e Suas Múltiplas Dimensões’ oferecido pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC), por meio do Laboratório de Psicologia e Educação Ambiental do Inpa (Lapsea) e do Laboratório de Manejo Florestal (LMF). São 30 vagas destinadas a professores das redes pública e privada de ensino.

O curso de 80 horas consiste em contribuir para a formação dos professores com o compartilhamento de informações científicas, treinamento teórico e prático das questões ecológicas e socioambientais relacionadas à região amazônica. Segundo uma das coordenadoras do curso, a tecnologista Genoveva Azevedo, em 13 anos de curso os profissionais do Inpa já formaram mais de 300 professores.

“Com o curso, os professores poderão agregar à sua disciplina e ao seu fazer pedagógico conhecimentos científicos ligados à floresta, que na maioria das vezes está disponível apenas nos papers”, destaca Azevedo.

 

TorreZf2INPAAcervoLapsea

 

De acordo com outra coordenadora, a pesquisadora Maria Inês Higuchi, os participantes têm o curso como um momento ímpar. “Eles consideram um marco de transformação tanto pessoal quanto profissional, por conta dos métodos utilizados e o empenho dos pesquisadores envolvidos na didática e repasse do conhecimento”, conta.

Com uma dinâmica diferenciada, o curso é realizado na Estação Experimental do Inpa (ZF-2) KM 50 da BR-174 (Manaus-Boa Vista), onde professores ficam alojados durante oito dias imersos na floresta. Os conteúdos, em sua maioria, são voltados à floresta e seus desdobramentos, como mudanças globais, biodiversidade, fauna, flora, recursos hídricos, solos, sociodiversidade, cultura, língua e tradição.

Inscrições

Para saber mais informações e solicitar a inscrição, o interessado deve entrar em contato com o Lapsea pelos e-mails: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.; O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.; ou ligar para os telefones 3643-3145 (Maria Inês/Adriana) e 3643-3361 (Genoveva), no horário comercial (8h às 12h e das 14h às 18h).

Após a seleção feita pelo Lapsea, os nomes dos candidatos e sua escolas serão encaminhados para as Secretarias de Estado de Educação do Amazonas (Seduc) e Municipal de Educação (Semed), apoiadoras do curso.

 

cursoFotoAcervoLapsea

 

“Além de ser gratuito, buscamos apoio dessas instituições para que seja feita uma divulgação nas escolas e que a informação da oferta do curso chegue aos professores que estão nas salas de aulas e poderem usar a Educação Ambiental como tema transversal e inserir a Amazônia no conteúdo das escolas”, conta a pesquisadora Maria Inês, coordenadora do curso.

Além de ser professor da rede pública ou privada atuando em sala de aula e não ter participado de outras edições do curso, para participar também é necessário multiplicar a experiência na escola, não ter a titulação de mestrado, ter disponibilidade para passar uma semana fora de casa sem prejuízos para si e sua família e não estar sob os cuidados médicos que o impeçam de ir para a floresta.

registrado em:
Fim do conteúdo da página