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Ouvidoria do Inpa mantém canal aberto de comunicação com o público interno e externo

  • Última atualização em Terça, 08 de Novembro de 2016, 09h10
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Criada em 2002 e regulamentada pela Portaria nº 192 de 10 de julho de 2008, a Ouvidoria Interna do Inpa tem como missão garantir aos servidores e ao público externo a aproximação com a administração do Instituto

Da Redação – Ascom Inpa

Manter um canal aberto de comunicação entre o cidadão, os diversos setores da sociedade e a administração do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC). Este é o papel da Ouvidoria Interna do Inpa, que trabalha para melhorar a prestação de seus serviços e assegurar mais transparência nas atividades realizadas.

Criada em 2002 e regulamentada pela Portaria nº192 de 10 de julho de 2008, a Ouvidoria Interna do Inpa tem como missão garantir aos servidores e ao público externo a aproximação com a administração. O intuito é melhorar as atividades desenvolvidas no Instituto, corrigindo rumos e estimulando o processo de melhoria contínua da qualidade dos serviços prestados ao cidadão.

A Ouvidoria Interna do Inpa tem, dentre outras competências, receber demandas (reclamações, sugestões, pedido de informação, denúncia, solicitação ou elogios de qualquer natureza) referentes a procedimentos e ações de servidores, setores e dirigentes do Inpa, analisá-los e encaminhá-los ao setor ou órgão responsável, assegurando ao solicitante resposta no menor tempo possível.

Também tem a competência de prestar informações solicitadas, observados os limites de sua competência e legislação pertinente, bem como o acompanhamento das providências adotadas.    

O ouvidor é o técnico em Ciência & Tecnologia, o especialista em RH Evandi do Nascimento. Servidor do Inpa desde 1983, Nascimento atuou na antiga Coordenação de Pesquisa em Produtos Florestais (CPPF, atual Coordenação de Tecnologia e Inovação - Coti), e na Divisão de Apoio Técnico (DAT). Em janeiro 2007 assumiu a Ouvidoria até maio de 2011, depois saiu e reassumiu em fevereiro 2012.

“Ao facilitar a comunicação entre o Inpa e a sociedade, esperamos aprimorar o funcionamento da instituição, e reafirmar o papel do Instituto como ferramenta-chave no desenvolvimento da Amazônia”, diz Nascimento.

De 2012 a 2015 foram registradas 95 atendimentos. Desse total, 93% das demandas foram solucionadas ou atendidas. Pedidos de informação, reclamação ou requisições são atendidos em até dez dias úteis, prorrogáveis por mais cinco dias, mediante justificativa circunstanciada apresentada ao ouvidor. Entre os casos mais recorrentes estão: pedido de informação, reclamações.

A Ouvidoria Interna do Inpa está vinculada diretamente à Diretoria do Instituto e tem total autonomia para o encaminhamento de demandas aos setores competentes, porém, não tem poder de decisão.   

Para entrar em contato com a Ouvidoria, as manifestações podem ser encaminhadas para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo., ou pelo telefone (92) 3643-3303, ou ir pessoalmente à sala da Ouvidoria, localizada no térreo do prédio da Diretoria na sede do Inpa (Campus I), com entrada pela Rua Otávio Cabral, s/nº - Petrópolis. 

As manifestações devem conter o tipo de manifestação e conteúdo; identificação do manifestante; endereço completo contato (telefone, e-mail). Será garantido o sigilo quanto à autoria da manifestação quando expressamente solicitado ou enquanto tal providência se fizer necessária.

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