Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Notícias

Retrospectiva Inpa 2016 – Confira os assuntos mais acessados

  • Última atualização em Segunda, 02 de Janeiro de 2017, 11h19
  • Acessos: 1021

A unidade de pesquisa do MCTIC fez uma seleção das notícias de maior alcance de pessoas neste ano, a partir de dados coletados em uma rede social da instituição.Veja quais foram!

 

É possível fazer pipoca e geleia da vitória-régia, diz professor Valdely Kinupp em palestra no Inpa: http://goo.gl/zlSukL

Você já imaginou comer pipoca da semente e geleia da flor de vitória-régia (Victoria amazonica)? É isso mesmo. De uma das maiores plantas aquáticas do mundo, que é o símbolo da Amazônia, pode-se comer a flor, as sementes, os caules subterrâneos e o talo. De acordo com o professor do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), o biólogo ValdelyKinupp, a vitória-régia (pertencente à família Nymphaeceae) é uma hortaliça que poderia ser produzida na Amazônia.

 

vitoriaregia1

 

Minicurso de cerveja artesanal é oferecido pelo Inpa no II Workshop de micologia: https://goo.gl/82udml

Para os apreciadores da boa cerveja, que tal aprender a dar os primeiros passos na fabricação de uma das bebidas mais antigas da história e ainda de quebra transformar em uma oportunidade de negócio? Para ajudar na empreitada, o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC) oferecerá um minicurso de produção de cerveja artesanal. A atividade faz parte da programação do 2º Workshop do Laboratório de Micologia, que acontecerá de 12 a 14 de setembro, no Auditório do Bosque da Ciência.

 

Cerveja artesanal foto Paulo Cesar INPA.1

 

56 novas espécies de insetos foram descobertas na Expedição Serra da Mocidade: https://goo.gl/L0qDw2

Cerca de 60 novas espécies de insetos aquáticos e terrestres, além de vários outros animais e plantas, já foram identificados até o momento. Estes são alguns dos resultados parciais da expedição científica de 25 dias para a Serra da Mocidade, em Roraima, um maciço de montanhas de quase dois mil metros de altitude, situado num dos lugares mais isolados da Amazônia brasileira. Os resultados foram apresentados na manhã desta terça-feira (27), no auditório da Ecologia, Campus III (V8) do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC).

 

MAF 2016 01 SerraDaMocidade 1720

 

Tem curiosidade em conhecer como é a vida de uma pesquisadora ou sonha em seguir carreira científica?

Então confira a entrevista com pesquisadoras do Inpa que relatam a sua vida e experiências na ciência ao longo de vários anos: http://goo.gl/T5rewZ

Há mais de 150 anos as mulheres foram à luta e às ruas para reivindicarem os seus direitos civis, políticos e sociais. Agora a mulher tem vez e voz ativa na sociedade. Ela pode votar, opinar, trabalhar e exercer grandes funções dentro de uma empresa, de uma organização. Na comunidade científica, as mulheres também fazem história.

Doze pesquisadoras do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) contam como é fazer parte da ciência no Brasil, em especial na Amazônia, contribuir com a conservação do maior bioma do Brasil, a Amazônia, e ainda colaborar, através da difusão do conhecimento, com uma sociedade mais desenvolvida e melhor para se viver.

 

Mariaineshiguchi

 

Inpa desenvolve farinha de fígado de tambaqui com alto teor de ferro e maior absorção: http://goo.gl/YptilO

As vísceras de peixe, que são jogadas no lixo, podem servir como fonte de ferro para fortificar alimentos – como biscoitos, sopas e pães - e combater a anemia, doença que atinge 40% da população mundial. Estudo realizado no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) demonstrou que uma farinha produzida a partir do fígado do tambaqui (Colossomamacropomum) possui alta concentração de ferro e biodisponibilidade, que é a capacidade de absorção pelo organismo.

O resultado revela a importância da agregação de valor, buscando possibilitar o aproveitamento dos resíduos com alto valor nutricional, visando o controle de carências nutricionais.

 

TambaquiFotoLucietePedrosa

 

Inpa começa instalar equipamentos na Torre Atto para monitorar o clima da floresta amazônica. Confira: https://goo.gl/ln112g

https://goo.gl/nvj9i5

A previsão é que até dezembro deste ano todos os equipamentos estejam instalados nos três containers que servirão de laboratórios para que a torre comece a operar efetivamente no início de 2017.

 

TorreAttoFotoFernandaFariasAscomInpa

 

Inpa abre inscrições para 131 vagas em oito cursos de pós-graduação em nível de mestrado: http://goo.gl/BkVbRx

Com um total de 131 vagas, o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC) abre inscrições para o processo seletivo para oito cursos de Mestrado. As inscrições ficarão abertas a partir desta segunda-feira (18) até o dia 30 de setembro de 2016. As aulas devem começar em março de 2017. As provas serão aplicadas em 27 cidades do Brasil.

 

florestaFotoFernandaFarias 

 

Quem já viu um filhote de peixe-boi de perto?Essa é a grande oportunidade! Inscreva-se para participar da Virada Sustentável: http://goo.gl/cX5OAT

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa- MCTIC) irá participar da 2ª edição da Virada Sustentável neste fim de semana (9 e 10). Ao todo, serão 22 pontos na cidade com diversas atividades nos dois dias de evento.  A instituição junto com os parceiros irá oferecer 28 atividades que buscam chamar a atenção da população para a importância da sustentabilidade e da preservação do meio ambiente. A entrada no bosque será gratuita.

 

filhotepeixeboi Eduardo Gomes

 

Inpa promove curso de uma semana de imersão na floresta amazônica para professores: http://goo.gl/cmsNNi

Mais de 300 professores da rede pública já foram formados pelo curso gratuito, que consiste em uma semana de imersão na floresta. Este ano acontece de 09 a 15 de outubro.

“Além de ser gratuito, buscamos apoio dessas instituições para que seja feita uma divulgação nas escolas e que a informação da oferta do curso chegue aos professores que estão nas salas de aulas e poderem usar a Educação Ambiental como tema transversal e inserir a Amazônia no conteúdo das escolas”, conta a pesquisadora Maria Inês, coordenadora do curso.

 

cursoFotoAcervoLapsea

 

Inpa seleciona um bolsista de apoio técnico à pesquisa para atuação no LBA: http://goo.gl/CPKzmR

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCI), por meio do Programa de Grande Escala da Biofera-Atmosfera da Amazônia (LBA), está selecionando um bolsista de apoio técnico à pesquisa na área de hidrologia. A seleção destina-se a candidatos graduados nas áreas das ciências agrárias, ciências exatas e da terra, ciências ambientais e ciências biológicas. A bolsa é no valor de R$1.200,00 e terá duração de ano podendo ser renovada por mais um ano.

 

LBAAcervo

 

Inpa promove Congresso de Biotecnologia Sustentável na Biodiversidade Amazônica https://goo.gl/wLnIIr

Renomados cientistas de várias regiões do Brasil estarão reunidos em Manaus de 17 a 20 de outubro no Congresso de Biotecnologia Sustentável na Biodiversidade Amazônica, que acontecerá no Auditório da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC). O evento visa reunir estudiosos para compartilharem experiências nas áreas de biologia geral, biotecnologia aplicada à saúde, nanotecnologia, estudos sobre o câncer, pesquisas com células-tronco humanas e neurociências.

CongressoBiotecnologiaDest

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página