Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Notícias

Primeira Roda de Conversa no Inpa debaterá “Mulheres na Ciência”

  • Última atualização em Quinta, 23 de Fevereiro de 2017, 12h27
  • Acessos: 1539

A coordenadora de Extensão Rita Mesquita espera envolver mais a participação cidadã de servidores, colaboradores, alunos e bolsistas em assuntos importantes para a pesquisa moderna

 

Por Karem Canto – Ascom Inpa

Foto: Fernanda Werneck – Acervo pesquisadora

 

Com a proposta de realizar encontros mensais abertos ao público externo e interno da Instituição, no próximo dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, acontecerá a primeira Roda de Conversa do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC). Nesta primeira edição o tema será “Mulheres na Ciência”.

 

A Roda de Conversa é uma iniciativa da Coordenação de Extensão (Coex) do Inpa, sob a responsabilidade da pesquisadora Rita Mesquita. Segundo a coordenadora, o objetivo do evento é estimular o debate sobre assuntos de interesse da comunidade, buscando a construção de uma visão mais cidadã sobre os assuntos em foco.

 

Os encontros acontecerão na segunda quarta-feira de cada mês, às 16h, na Sala de Estudos da Biblioteca do Inpa, situada no Campus I, bairro Petrópolis, Manaus (AM).

 

Neste primeiro semestre estão previstas cinco Rodas de Conversa sobre temas ligados à ética na pesquisa: a participação das mulheres na ciência; a pesquisa com animais; a ética na pesquisa com seres humanos;  o acesso ao conhecimento tradicional e a repartição de benefícios; e para onde vão os resíduos e reciclagem no Inpa?

 

 

FernandaWerneckCampoINPA

 

Para o primeiro encontro que discutirá “Mulheres na Ciência”, a Roda de Conversa contará com a participação da analista em Ciência e Tecnologia do Inpa, a historiadora Ângela Panzu, que estudou no Mestrado as mulheres pioneiras do Inpa, e a pesquisadora Fernanda Werneck, que ganhou no ano passado o prêmio L'Oréal Brasil Para Mulheres na Ciência.

 

De acordo com Mesquita, o espaço de diálogo falará sobre a participação de mulheres pesquisadoras nos primórdios do Inpa e trazendo a conversa até os dias atuais com jovens cientistas da Instituição sendo reconhecidas e premiadas por sua atuação.

 

“Falar sobre Mulheres na Ciência no dia 8 de março é importante e estratégico, pois também se comemora o Dia Internacional da Mulher”, diz a pesquisadora, que espera, ao abordar temas relevantes como esses, envolver mais a participação cidadã de servidores, colaboradores, alunos e bolsistas em assuntos importantes para a pesquisa moderna.

 

A Roda de Conversa possui um grupo de mobilizadores formado por Flavia Costa, Mateus Ferreira, Dionísia Nagahama, Flavia Delgado e Marcos Vinicius Simões. Ao término de cada encontro, será feito um resumo dos debates e o posterior compartilhamento para toda a comunidade.

registrado em:
Fim do conteúdo da página