Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Notícias

Inpa e Rede Amazônica discutem parceria com foco na socialização do conhecimento

  • Última atualização em Segunda, 13 de Março de 2017, 08h55
  • Acessos: 285

O grupo de comunicação tem interesse em produzir conteúdo qualificado em CT&I, acompanhar as pesquisas e decodificar a linguagem científica para levá-la de forma acessível à sociedade

Da Redação – Ascom Inpa

Foto: Cimone Barros

Para popularizar o conhecimento científico e contribuir com a formação crítica dos cidadãos, o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/ MCTIC) e a Rede Amazônica trabalham na elaboração de um Termo de Cooperação Técnico-Científica. Os esforços de aproximação entre as organizações não são recentes, e a proposta é formalizar a parceria para que a sociedade possa ter acesso, via jornalismo científico, às pesquisas realizadas pelo Inpa.

Na quarta-feira (08), aconteceu uma reunião no Inpa com representantes da Rede Amazônica: o diretor de Jornalismo da Rede Amazônica, Luís Augusto Pires Batista, a gerente geral, Mariane Cavalcante, o gerente do G1 e Globo Esporte, Muniz Neto, e o vice-presidente de Negócios, Luciano Maia. Por parte do Inpa, participaram o diretor Luiz Renato de França, o chefe de Gabinete, Sérgio Fonseca, a coordenadora de Ações Estratégicas, Hillândia Brandão, a coordenadora de Extensão, Rita Mesquita, e a técnica da área de Comunicação, Cimone Barros. 

SiteParceriaNPARedeAmazônicaFotoCimoneBarros

França explica que o objetivo da Instituição é amplo e perpassa pelo rotineiro acompanhamento e difusão das pesquisas desenvolvidas no Inpa, bem como dos eventos e colaborações importantes, tanto no país quanto no exterior. “Esperamos assim darmos um importante passo a mais, não só nos aspectos científicos e sociais importantes para a Amazônia e o planeta, mas também para uma inserção contextualizada da Amazônia e sua interface com a sociedade brasileira”, disse. “Tanto nós do Inpa, quanto da Rede Amazônica, estamos muito felizes e esperançosos com a ampla dimensão desta interação e preciosa parceria”, acrescentou o diretor do Inpa.

Presente em vários estados da região Norte nas áreas de rádio, TV e Internet, a Rede Amazônica, afiliada da Globo, distribui o conteúdo em mais de 50 países. “Queremos estreitar essa parceria com o Inpa, que consideramos um dos maiores produtores de conteúdos científicos relevante para a região. Para isso, precisamos encontrar o caminho para que esse trabalho seja apresentado à sociedade”, disse o vice-diretor de Negócios, Luciano Maia.

Atualmente a empresa possui instrumentos legais de parceria com o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), por meio do qual divulga a previsão do tempo, e com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

No Inpa, a Rede Amazônica tem interesse em produzir conteúdo qualificado de ciência, tecnologia e inovação, acompanhar as pesquisas em diversas fases de execução e decodificar corretamente a linguagem científica para levá-la de forma acessível à população. Em contrapartida, o Instituto ganha espaço para divulgar atividades e resultados de pesquisa e extensão, aproxima a ciência da sociedade e dá visibilidade ao Instituto perante a opinião pública. Reuniões periódicas são realizadas para acertar os detalhes da parceria. 

registrado em:
Fim do conteúdo da página