Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Notícias

EcoCaminhada alia diversão e práticas saudáveis no Bosque da Ciência do Inpa

  • Última atualização em Segunda, 15 de Maio de 2017, 14h36
  • Acessos: 485

Os participantes percorreram 2,5 Km pelas trilhas do espaço de visitação pública do Inpa, um fragmento florestal que fica bem na área central da capital amazonense

 

Da Redação – Ascom Inpa

Fotos: Cimone Barros

 

Pelas trilhas e belezas naturais do Bosque da Ciência, cerca de 150 pessoas aproveitaram a manhã ensolarada de sábado (13) para queimar calorias, inserir na rotina hábitos saudáveis e se divertir. Animados, servidores, familiares e público externo participaram da 3ª EcoCaminhada do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/ MCTIC), atividade que encerrou a Semana de Qualidade de Vida do Instituto.

Foram 2,5 quilômetros de percurso, passando por diversas atrações do Bosque da Ciência, o espaço de visitação pública do Inpa, como a Ilha da Tanimbuca, a trilha suspensa e o Lago do Poraquê. Na área do chapéu de palha, houve aulas de zumba e funcional acompanhadas pelo educador fisico Ítalo Figueiredo e pelas acadêmicas de educação física Laysla Borges e Mirna Miyamoto, além de demonstração e aula experimental com tecido acrobático.

 

Ecocaminhada17 Foto Cimone Barros Inpa 2 Cópia

 

“A Semana foi muito rica. A gente gostaria que mais pessoas participassem. As atividades foram bem interessantes”, disse o diretor do Inpa, o pesquisador Luiz Renato de França. “E a EcoCaminhada aqui nesse ambiente agradável e propício para atividades físicas é um momento de congraçamento das famílias, sem contar o benefício para a saúde”, completou.

Um diferencial desta Semana foi a abertura da EcoCaminhada para o público externo e com a atividade passando de sexta-feira para o sábado.  Outra novidade foi o direcionamento de  atividades para as crianças, que receberam atenção especial nas brincadeiras e na entrega de medalhas aos participantes.

Ecocaminhada17 Foto Cimone Barros Inpa 18

 

Para o servidor João Coelho, que tem 60 anos de idade e 37 anos de Inpa, esse tipo de ação integra servidores, familiares e incentiva a prática de exercícios físicos. “Esta é a segunda vez que participo da EcoCaminhada e foi muito boa, principalmente porque foi aberta ao público. Eu trouxe esposa, genro, nora, filhos, veio toda a família”, contou Coelho, que já fez funcional e hoje a atividade que pratica de forma rotineira é tocar na Marujada de Guerra, do Boi-Bumbá Caprichoso.

Semana

A 3ª Semana de Qualidade de Vida do Inpa iniciou na segunda-feira (8), com palestras que discutiam aspectos do tema central “Bem-Estar no Trabalho: ética e aspectos do assédio moral”. A Semana é uma das ações do Programa Qualidade de Vida do Instituto, que teve início em 2014, com o objetivo de promover ações de bem-estar e que estimulem a comunidade do Inpa a praticar hábitos saudáveis a fim de obter uma melhor qualidade de vida.   

“Nossa semana foi muito participativa desde o primeiro dia. E hoje esperamos ter conscientizado a comunidade interna e a externa sobre a importância de se ter uma alimentação saudável e a prática de exercícios físicos, pois ambos afetam a vida pessoal e a saúde no trabalho”, destacou a presidente substituta do Programa de Qualidade de Vida (PQV/Inpa), a técnica Pollyanne Simas, que é engenheira em Segurança do Trabalho.

Ecocaminhada17 Foto Cimone Barros Inpa 8

 

A EcoCaminhada encerrou com um lanche bem saudável no Restaurante à base de frutas e sucos naturais, além de sorteios de brindes e entrega de medalhas participantes que concluíram o percurso.

Na oportunidade, foram arrecadados 86 quilos de alimentos não-perecíveis que serão doados para uma instituição filantrópica, a ser definida. Os alimentos foram doados pelos participantes. “Nós da Comissão de Qualidade de Vida do Inpa agradecemos a participação de todos na realização da 3ª edição do evento. Vocês fizeram parte dessa história e do sucesso do evento”, agradeceu Simas.

Tecido Acrobático

 

Ecocaminhada17 Foto Cimone Barros Inpa 31

 

Quem gosta de arte circense e dança aérea pode apreciar e até tentar fazer algumas acrobacias com tecidos. Antes da abertura para o público, 15 meninas do Studio de Dança e Arte Circense Marcella Laurentine fizeram suas aulas, em espaço aberto (Bosque da Ciência), dentro do projeto Tecido no Parque, que deu origem ao Studio.

O projeto Tecido no Parque funciona as terças e quintas-feiras, das 19h às 20h, no Parque do Idoso. Em alguns domingos, o projeto segue para a Ponta Negra, das 9h às 12h, mas as datas são anunciadas no Instagram @tecidonoparque. “O que fazemos é um dança aérea, uma arte circense das acrobacias e da dança, com o objetivo de trabalhar com o encantamento e impressionar”, disse Laurentine

Segundo Laurentine, a atividade é como se fosse uma “academia superior” proporcionando ao praticante força, resistência, flexibilidade e autoconfiança.

Patrocínio e Apoio

 

Ecocaminhada17 Foto Cimone Barros Inpa 15

 

A III Semana de Qualidade de Vida conta com o patrocínio oficial da Fipecq Vida e o apoio de vários parceiros: Buffett Bordon, Centro de Artes/Ufam, Ifam, Empório Rodrigues, Hotel dez de julho, Boto da Amazônia, Caixa Econômica Federal, Sorvetes Toya, Assinpa, Restaurante Zero1, Cia. Rapel Adventure, Encontre sua viagem, Amway, Purific, Jafra, L'Bel, Boulevard Monde, Avon, Unimarca, Leve Pizza, Academia Ecotraining, Studio Marcella Laurentini e Casa de Bolos Bola Bolo.

registrado em:
Fim do conteúdo da página