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Programa de Qualidade de Vida dá início à caminhada regular no Inpa nesta terça-feira

  • Última atualização em Sexta, 16 de Junho de 2017, 13h02
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As atividades ocorrerão nas terças e quintas-feiras, pela manhã e tarde. Entre os benefícios da caminhada estão a melhoria da circulação, afasta a depressão e proporciona bem-estar, melhorando o humor e a autoestima

 

Da Redação* - Ascom Inpa

Foto: Cimone Barros e Paulo Mindicello

 

Para incentivar os servidores à prática de exercícios físicos e promover a melhoria de sua qualidade de vida, o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC) promoverá caminhadas regulares duas vezes por semana, as terças e quintas-feiras. A atividade terá início já na próxima terça-feira (20), das 7h às 8h e das 17h às 18h.

Coordenada pela Comissão do Programa de Qualidade de Vida (PQV/Inpa), a caminhada é destinada a toda a comunidade do Inpa. O ponto de encontro é o Empório, próximo aos caixas eletrônicos, no Campus I da Instituição, onde será feito alongamento, aquecimento e de onde os participantes sairão para caminhar pelas trilhas do instituto e do Bosque da Ciência.    

De acordo com a presidente substituta da Comissão do Programa de Qualidade de Vida, a técnica Pollyanne Simas, a caminhada é uma modalidade incentivada desde a realização da I Semana de Qualidade de Vida (2015), através da EcoCaminhada, realizada anualmente no Bosque da Ciência e que tem conquistado público de todas as idades. “Desta vez, a Comissão quer tornar essa modalidade mais frequente no Instituto”, destacou Simas.

Alguns servidores já caminham pelas trilhas da Instituição há algum tempo. É o caso servidor Hailton do Nascimento, da Coordenação de Apoio Técnico Logístico, que desde 2012 pratica caminhada matinal no Instituto. Ele chega às 6h ao Inpa, e de segunda a sexta-feira percorre em média de quatro a cinco quilômetros, num tempo de 50 minutos.

 

Ecocaminhada17FotoCimoneBarros

 

“É um exercício fácil de praticar, de baixo custo e pode ser feito em qualquer lugar. Um dos grandes benefícios da caminhada é o condicionamento físico, outro é e a boa disposição que sinto para o trabalho, além de melhorar a circulação sanguínea e queimar gorduras”, diz o servidor.

A prática também tem conquistado as pesquisadoras e amigas Raimunda Liege (Coordenação de Tecnologia e Inovação/Cotei), Joselita dos Santos (Coordenação de Sociedade, Ambiente e Saúde/ Cosas) e Ieda Amaral (Coordenação de Biodiversidade/Cobio). Raimundo Liege, por exemplo, caminha há quase dois anos no Inpa, das 17h às 18h, e percorre de cinco a sete quilômetros, incluindo escadas e as ladeiras.

“Sempre pratiquei atividades físicas na academia, e um dia, na cantina do Inpa, as amigas me convidaram, aceitei e hoje não paro mais. Mesmo sozinha, vou caminhar. Além do prazer de caminhar entre as árvores do bosque, noto que fico com mais disposição e ânimo para fazer qualquer outra coisa. A caminhada nas escadas e ladeiras me proporciona um bom preparo físico para outras atividades do dia a dia”, conta Liege.

Outros servidores que alegam não serem adeptos à academia escolheram o Bosque da Ciência e as trilhas do Instituto como um lugar favorável para suas caminhadas. Este é o caso das servidoras Doralice Torres (Setor de Treinamento de Recursos Humanos/SETH) e Cíntia Pinheiro (Coordenação de Ações Estratégicas/Coes). “Por não gostar de academia, pratico a caminhada no Instituto desde 2016, no horário das 18h às 19h, três vezes por semana. Isso tem trazido uma série de benefícios: disposição, durmo bem, além de evitar o sedentarismo e ganhar resistência”, diz a servidora.

 

EcocaminhadaInpa Foto Paulo Mindicello

 

Benefícios da caminhada

Segundo a acadêmica de Educação Física, Mirna Miyamoto, também servidora técnica do Inpa, alguns minutos de caminhada diária após algumas semanas traz vários benefícios para a saúde. Entre eles estão a melhoria da circulação, do funcionamento do pulmão, o combate à osteoporose, afasta a depressão e proporciona bem estar (melhorando o humor e a autoestima).

A caminhada também contribui com a saúde do cérebro, melhora a qualidade do sono, ajuda a manter a boa forma (sempre associada a uma boa alimentação), protege contra derrames e infartos, ajuda na prevenção contra a diabetes. “O hábito de caminhar pode ajudar a prevenir muitas doenças, além de muitos outros benefícios para uma boa qualidade de vida”, destaca Miyamoto.

 

EcocaminhadaInpa2 Foto Paulo Mindicello Cópia

*Com informações da Comissão do Programa de Qualidade de Vida

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