Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Notícias

Diretor do Inpa fará palestra em Congresso sobre Novas Vertentes Biotecnológicas, na USP

  • Última atualização em Segunda, 09 de Outubro de 2017, 16h04
  • Acessos: 508

Durante o evento será divulgado o resultado dos vencedores do II Prêmio Cientistas e Empreendedores do Ano Instituto Nanocell. Veja a programação a programação

 

Por: Karen Canto – Ascom Inpa

Arte: Instituto Nanocell

 

Entre os dias 18 a 20 de outubro, o Instituto de Química da Universidade de São Paulo (USP) promove o Congresso “Novas Vertentes Biotecnológicas para o Desenvolvimento Tecnológico-Social do Brasil”. Na ocasião, o diretor do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC), o pesquisador Luiz Renato de França, participará com a palestra “Rede de Colaborações Internacionais”, que traz o Inpa como exemplo para a inovação tecnológica.

 

Untitled 1

 

“Na minha palestra irei destacar que uma das razões do Inpa ser uma instituição de referência mundial na área de biologia tropical deve-se em grande parte às colaborações internacionais. E que nestas colaborações o instituto tem um enorme potencial a ser ainda explorado na vertente biotecnológica/biodiversidade”, disse França.

 

O evento visa promover a geração de produtos comercializáveis através de empresas de biotecnologia e estabelecer uma rede de colaboração nacional envolvendo os quatro segmentos da biotecnologia.

 

De acordo com a organização do evento, esta será uma excelente oportunidade para possíveis parcerias entre empresários investidores e cientistas para o desenvolvimento de tecnologias inovadoras. O Congresso contará com a participação de empresários das grandes indústrias nacionais interessados em investir em pesquisas científicas.

 

O congresso é uma parceria entre o Instituto Nanocell, a USP e a Sociedade Brasileira de Sinalização Celular (SBSC). O evento conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

 

Programação

 

Durante o evento também serão realizados o simpósio “Sinalização Celular na Biotecnologia do Futuro: em busca de novos fármacos e biomarcadores” e o Workshop com os cursos “Divulgando as Ciências” e “Escrita científica: curso gratuito para produção artigos de alto impacto”, ministrado pelo Prof. Dr. Valtencir Zucolotto, ex Membro Afiliado da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e atual presidente da comissão do Portal da Escrita Científica da USP São Carlos.

 

Na oportunidade também será lançado o programa “Vozes da Ciência” (um canal on-line e aberto do Instituto Nanocell), que contará com a participação de grandes cientistas brasileiros renomados internacionalmente falando e discutindo sobre ciências, suas carreiras, projetos e desafios; e mais a divulgação do resultado dos vencedores do II Prêmio Cientistas e Empreendedores do Ano Instituto Nanocell. Confira a programação.

 

Edição passada realizada em Manaus

 

No ano passado, renomados cientistas de várias regiões do Brasil estiveram reunidos no Inpa entre os dias 17 e 20 de outubro no Congresso de Biotecnologia Sustentável na Biodiversidade Amazônica. O evento reuniu estudiosos que compartilharam experiências nas áreas de biologia geral, biotecnologia aplicada à saúde, nanotecnologia, estudos sobre o câncer, pesquisas com células-tronco humanas e neurociências.

registrado em:
Fim do conteúdo da página