Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Notícias

Dirigentes de unidades do MCTIC pressionam Congresso para liberação de recursos

  • Última atualização em Terça, 10 de Outubro de 2017, 16h47
  • Acessos: 537

Os dirigentes também irão lutar pelo descontingenciamento de recursos de 2017 para a Ciência e Tecnologia e a educação pública superior

Da Redação - Ascom Inpa*

Foto: Paulo Mindicelo 

 

SiteFachadaInpaPauloMindicello

 

Na manhã desta terça-feira (10), o diretor do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC), Luiz Renato de França, juntamente com diretores de outras entidades científicas e de pesquisas ligadas ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e instituições acadêmicas realizaram atividades conjuntas em Brasília, no Congresso Nacional, com a finalidade de pressionar o Congresso Nacional para se ter um orçamento com mais recursos que o previsto para 2018.

 

 

Liderados pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e pela Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), os dirigentes também irão lutar pelo descontingenciamento de recursos de 2017 para a Ciência e Tecnologia e a educação pública superior.

 

 

Em agosto passado, as entidades nacionais representativas das comunidades científicas, tecnológica e acadêmica brasileiras e dos sistemas estaduais de CT&I, que têm assento no Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia, enviaram carta ao Presidente da República solicitando que sejam liberados os recursos contingenciados do MCTIC ainda para 2017, diante da decisão do governo de autorizar a liberação de mais de R$ 12,8 bilhões para o orçamento de 2017 em função do aumento da meta de déficit fiscal.

 

 

Programação

 

Pela manhã, com o apoio de alguns deputados e senadores da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, Tecnologia, Pesquisa e Inovação, os dirigentes participaram de uma audiência pública da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática no Plenário 11, anexo II da Câmara dos Deputados. O tema da discussão foi “Debate sobre o orçamento da ciência e tecnologia, seus cortes e consequências para o desenvolvimento do país”.

 

 

À tarde, a partir das 15h (hora de Brasília) acontece o ato público para a entrega das 80 mil assinaturas de petição da campanha “Crescimento sem Cortes”, no Salão Nobre da Câmara. Na oportunidade, tambem será divulgado e distribuído aos parlamentares um Manifesto aos Parlamentares Brasileiros. Logo em seguida (às16h), haverá a entrega do abaixo-assinado ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia.

*Com informação da SPBC

registrado em:
Fim do conteúdo da página