Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Notícias

Comitê de Busca é instituído pelo MCTIC para auxiliar na escolha do novo diretor do Inpa

  • Última atualização em Terça, 27 de Março de 2018, 16h31
  • Acessos: 1066

O Comitê de Busca foi criado pela Portaria nº1620/2018/MCTIC, para subsidiar o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, na escolha do novo diretor do Inpa para um mandato de quatro anos

 

Por Luciete Pedrosa – Ascom Inpa

Foto: Paulo Mindicello

 

SiteFachadaInpaPauloMindicello

 

Nesta terça-feira (27), o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) instituiu o Comitê de Busca que definirá a lista com nomes de três candidatos ao cargo de diretor do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC). O Comitê, formado por especialistas brasileiros da área de ciência e tecnologia, encaminhará a lista tríplice dos candidatos ao Ministério que fará a escolha final.     

 

O Comitê de Busca foi criado pela Portaria nº1620/2018/MCTIC, de 27 de março de 2018, para subsidiar o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, na escolha do novo diretor do Inpa para um mandato de quatro anos. O atual diretor do Inpa, o pesquisador Luiz Renato de França, assumiu o cargo em 14 de julho de 2014.

 

Conforme a Portaria, o Comitê é formado por cinco membros e presidido pelo professor Jailson Bittencourt de Andrade, da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Também são membros do Comitê: o Dr. José Oswaldo Siqueira, do Instituto Tecnológico (ITV); o Dr. Elíbio Leopoldo Rech Filho, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); a professora Ana Maria Giulietti, da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS); e o professor Evaldo Ferreira Vilela, da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig).

 

Processo de escolha

 

Os Comitês de Busca são instituídos exclusivamente para auxiliar no processo de escolha dos diretores das Unidades de Pesquisas integrantes da estrutura organizacional do MCTIC.

 

Faltando seis meses para completar os efetivos quarenta e oito meses de exercício no cargo, o Conselho Técnico-Científico (CTC), órgão colegiado com função consultiva e de assessoramento na implementação da política científica e tecnológica da Unidade de Pesquisa, solicita ao Ministério a instauração de um Comitê de Busca para indicação de um novo diretor.

 

O Inpa solicitou a instalação do Comitê de Busca, no último dia 9 de janeiro, formalizando todos os procedimentos necessários para início do processo sucessório do diretor do Instituto.    

 

Uma vez constituído o Comitê, a área técnica da Diretoria de Gestão das Unidades de Pesquisa e Organizações Sociais (DPO/MCTIC), elabora a proposta de Edital de Processo Seletivo e a submete ao presidente do Comitê de Busca para aprovação.  

 

Após esta etapa, o Edital será publicado no Diário Oficial da União, nos sites do MCTIC e da respectiva Unidade de Pesquisa, no Jornal da Ciência da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e outros veículos de comunicação científica e tecnológica. Ao final de cada processo seletivo, portaria de nomeação será publicada no Diário Oficial da União.   

registrado em:
Fim do conteúdo da página