Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Notícias

Abertas as inscrições para curso de ilustração científica na Base Alto Cuieiras do Inpa

  • Última atualização em Quarta, 23 de Maio de 2018, 08h47
  • Acessos: 1397

O curso é a primeira atividade oficial na Base depois de inaugurada e faz parte das ações do Projeto Museu na Floresta, uma parceria entre o Inpa e a Universidade de Quioto (Japão)

 

Da Redação – Ascom Inpa

Foto: Karen Canto - Inpa

 

O Projeto Museu na Floresta do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC) está com inscrições abertas para o “I Curso de Ilustração Científica – Desenhando as Plantas e os Bichos da Floresta” com a ilustradora científica Rosa Alves. O curso acontece de 02 a 08 de julho e oferece 20 vagas, seis delas para comunitários do rio Cuieiras e 14 para os demais interessados.

 

A atividade será realizada na Base Alto Cuieiras, situada na região do Mosaico do Baixo Rio Negro, a três horas de barco (lancha rápida) de Manaus. Inaugurada no último dia 08 de maio, a Base é um local que visa desenvolver pesquisas, popularizar a ciência produzida pelo Inpa com atividade de turismo científico e capacitações para a observação e conservação da biodiversidade amazônica e a valorização da cultura dos povos tradicionais. No entorno da Base há seis comunidades tradicionais, cinco delas indígenas.

 

IlustradoracientíficaRosaAlvesFotoKarenCantoInpa

 

O curso é a primeira atividade oficial da Base depois de inaugurada e faz parte das ações do Projeto Museu na Floresta, uma parceria entre o Inpa e a Universidade de Quioto (Japão). Também no mês de julho está planejada uma capacitação sobre História Natural.  

  

Em novembro de 2017, Rosa Alves participou no Inpa do encontro Roda de Conversa. Na oportunidade, a ilustradora falou sobre ilustrações botânicas feitas em expedições de naturalistas que vieram à América Latina nos últimos 500 anos.

 

Sobre a Ilustradora

 

A ilustradora é licenciada em Artes Visuais, especialista em história da Cultura e da Arte pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre em Ilustração Científica pela Universidade de Évora (Portugal) e em História da Ciência (UFMG). Trabalhou no Centro de Coleções Taxonômicas da UFMG, é professora de ilustração científica desde 2005 e, atualmente, oferece cursos em seu ateliê, em Brudaminho (MG).

 

Rosa Alves é autora dos primeiros cadernos de ilustração científica em língua portuguesa. Para ela, a ilustração científica não serve apenas para esse tipo de publicação, mas também para publicizar a ciência para todos os públicos. “Então, tudo que diz respeito a assuntos científicos, seja no jornal ou em um material didático, a ilustração pode ajudar”, diz.

 

Rosa Alves ilustradora científica INPA 15

 

Rosa Alves já expôs suas aquarelas no Carroussel do Louvre (2015), galeria comercial localizada no subsolo do Museu do Louvre (Paris), e tem obras em diversos países. É autora de publicações didáticas sobre ilustração científica (zoológica e botânica). Participa do comitê assessor de “Ilustraciência” na Espanha.  

registrado em:
Fim do conteúdo da página