Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Notícias

Museu na Floresta do Inpa abre inscrições para capacitação sobre História Natural

  • Última atualização em Sexta, 08 de Junho de 2018, 09h00
  • Acessos: 1114

O curso acontece de 02 a 14 de julho, na Base Alto Cuieiras, localizada em um conglomerado de áreas protegidas da Amazônia, e oferece 20 vagas. Paralelo estará acontecendo o I Curso de Ilustração Científica – Desenhando Plantas e Bichos da Floresta. Ambos estão com inscrições abertas

Por Karen Canto – Ascom Inpa

Banner: Ayrton Hugo

O Projeto Museu na Floresta do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC) está com inscrições abertas até o dia 20 de junho para o curso “História Natural no Museu na Floresta no Rio Cuieras”. O curso acontece de 02 a 14 de julho e oferece 20 vagas. A capacitação é gratuita.

A atividade será realizada na Base Alto Cuieiras, situada na região do Mosaico do Baixo Rio Negro, a três horas de barco (lancha rápida) de Manaus. O curso é destinado a estudantes de graduação (ou início de mestrado) e a estudantes ou comunitários ligados ao turismo ambiental e comunitário. Profissionais da área de foto e vídeo de documentação de natureza também podem se inscrever. O resultado da seleção sairá até o dia 22 de junho.

O curso contará com a participação de professores e monitores distribuídos em seis eixos ou grupos de trabalho. São eles: aves, mamíferos, plantas, fungos, peixes e artrópodos. Durante o curso, cada eixo ficará responsável pela organização de uma ou mais atividades que resultarão em propostas (ou produtos) de atividades de turismo científico com enfoque na natureza.

Além de construir com os alunos propostas de atividades científicas que possam ser implementadas como atividades educativas e de turismo científico, o curso tem como objetivo também produzir informação sobre a biodiversidade da área e introduzir os ecossistemas amazônicos, a identificação de organismos, interações ecológicas e demais aspectos da "história natural”. Os participantes ainda poderão experimentar novas tecnologias para coleta de dados biológicos.

Serão professores no curso Alberto Vicentini, Flávia Santana, Mario Cohn-Haft, Noemia Ishikawa, Rita Mesquita, Charles Zartman, André Luis G. Sousa, Charles Zartman, Cintia Cornelius, Eduardo Prata, Fabricio Baccaro, Fernando Andriolli, Kota Onizawa, Marcelo Gordo e Ramiro D. Melinski.

Paralelo ao Curso de História Natural estará acontecendo I Curso de Ilustração Científica – Desenhando Plantas e Bichos da Floresta, de 02 a 08 de julho, com a ilustradora científica Rosa Alves, autora dos primeiros cadernos de ilustração científica em língua portuguesa. O curso de ilustração é pago e está com inscrições abertas. A ideia é que o público dos dois cursos possa interagir durante a capacitação.

Sobre a Base Alto Cuieiras

Inaugurada no último dia 08 de maio, a Base é um local que visa desenvolver pesquisas, popularizar a ciência produzida pelo Inpa com atividade de turismo científico e capacitações para a observação e conservação da biodiversidade amazônica e a valorização da cultura dos povos tradicionais. No entorno da Base há seis comunidades tradicionais, cinco delas indígenas.

registrado em:
Fim do conteúdo da página