Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Notícias

Inpa sedia VII congresso de Diversidade Microbiana da Amazônia

  • Última atualização em Quarta, 29 de Agosto de 2018, 10h04
  • Acessos: 889

Os eixos temáticos abordados no congresso serão sobre microbiologia de alimentos, ambiental, médica e industrial

 

Texto por Letícia Misna, banner por Lailla Pontes – Ascom Inpa

 

Manaus recebe a partir de hoje (29) até o dia 31 de agosto o 7º Congresso sobre Diversidade Microbiana da Amazônia (7º CDMicro), que tem como objetivo promover incentivos à pesquisa, à integração e ao desenvolvimento em uma área de fundamental importância para a ciência. Dois minicursos serão ministrados no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC), nos dias 28 e 29 de agosto. Acesse a programação completa aqui.

 

Com uma expectativa de 400 participantes, o evento é voltado para estudantes de graduação e pós-graduação; pesquisadores e professores; técnicos de nível médio e superior; gestores relacionados às políticas públicas em saúde, ciência e tecnologia; médicos; dentistas; farmacêuticos; biomédicos, dentre outros públicos.

 

O congresso terá seis minicursos, oito conferências, sete mesas redondas, além de trabalhos divulgados em pôsteres e apresentação oral, divididos em cinco áreas da Microbiologia (ambiental, básica, médica e veterinária, industrial e de alimentos).

 

A programação do primeiro dia oficial (29) iniciará às 8h, para o público inscrito, mas a cerimônia de abertura ocorrerá às 19h, no Auditório da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA/UEA), localizado no bairro Cachoeirinha. A cerimônia contará com a palestra da professora Ana Lúcia de Figueiredo Porto, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), com o tema Microbiologia: Bioprocessos e Produtos.

 

Minicursos

 

O evento acontecerá em várias instituições de ensino e pesquisa da cidade, e no Inpa ocorrerão os minicursos de Taxonomia de Macrofungos (Basidiomycota), nos dias 28 e 29, no Laboratório Patologia da Madeira, das 9h às 17h. Será ministrado pela pesquisadora Maria Aparecida de Jesus (Inpa), pelos mestrandos Larissa Santos Bento (Inpa) e Douglas de Moraes Couceiro (Universidade Federal do Oeste do Pará).

 

O curso abrangerá a taxonomia clássica, os conceitos de classificação dos macrofungos degradadores de madeira, noções básicas das características taxonômicas das principais famílias destes macrofungos, principalmente aquelas pertencentes a ordens Aphyllophorales e Agaricales”, explica a professora Maria Aparecida, que também é uma das organizadoras do 7º CDMicro.

Outro minicurso será o de Preparo de Cerveja, no dia 29, no Laboratório de Micologia, das 9h às 17h, ministrado pelo pesquisador João Vicente Braga de Souza (Inpa), pelo mestrando Luan Reis Honorato Silva (UEA - Inpa) e pelo professor da Fucapi Augusto Bucker. O minicurso tratará do processo de produção da cerveja caseira, passando pela brassagem (grãos em infusão), filtração (separação dos sólidos solúveis dos insolúveis), fervura/lupulagem, fermentação e engarrafamento.

 

Além dos minicursos, dois pesquisadores do Inpa palestrarão na Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA/UEA). Luiz Antonio de Oliveira fica à frente da Conferência 4: O papel dos microrganismos na sustentabilidade de sistemas produtivos da Amazônia, no dia 30, a partir das 14h. Já Noelia Simões Falcão palestrará na Conferência 5: A propriedade intelectual e a transferência de tecnologia de produtos/processos a partir da biodiversidade amazônica, no dia 31, às 9h .

 

Realização do evento

 

O 7º CDMicro é organizado pelo Inpa, pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), pelo Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz - Amazônia), pela Fiocruz de Rondônia, pela Universidade Federal do Acre (UFAC) e pela Universidade Federal de Roraima (UFRR), e tem apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Ocean, Universidade Aberta do SUS (Una – SUS).

registrado em:
Fim do conteúdo da página