Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Notícias

Estudantes de Zootecnia da Ufam Campus Parintins visitam o Leem no Inpa

  • Última atualização em Segunda, 26 de Novembro de 2018, 15h51
  • Acessos: 162

IMG 4039

 

Os alunos da disciplina de Melhoramento Genético Animal foram ao Laboratório de Ecofisiologia e Evolução Molecular (Leem) para acompanhar na prática o que os pesquisadores realizam no laboratório

Por Rayanne Azevedo

Na última sexta-feira, 16 estudantes da Universidade Federal do Amazonas (Ufam/Parintins) foram acompanhados pelos doutorandos Arlan Paz, Luciana Fé, Fernanda Dragan e Derek Campos para uma visita ao Leem, na qual observaram e realizaram uma série de atividades.

A professora da disciplina de melhoramento genético animal, Soraya Freitas, contou qual foi o objetivo da visita: “O nosso curso de Zootecnia tem uma vertente voltada para a pecuária, mas o que poucas pessoas conhecem é que também trabalhamos com recursos genéticos do ponto de vista de conservação e preservação, isso reflete no nosso estado, onde a variedade de peixes é enorme. Esse estreitamento com o Leem veio como uma forma de ajudar os alunos a entender esse trabalho com os peixes, onde na academia eles não têm tanto contato”, explicou.

Os acadêmicos tiveram um seminário de boas-vindas, apresentado pelo coordenador do Leem, Dr. Adalberto Val, em que o pesquisador falou sobre a vida dentro da pesquisa, a importância de traçar objetivos e realizar sonhos, e também fez um convite: “Sabemos que não é fácil fazer ciência no Brasil, no entanto, vocês dessa nova geração são o nosso futuro, e quem sabe, depois da graduação não venham trabalhar conosco aqui no INPA”.

 

IMG 4092

 

Após a apresentação, os alunos conheceram as salas climatizadas experimentais que simulam o cenário ambiental para o ano 2100, como previsto pelo IPCC, e também tiveram contato com os equipamentos da bioinformática e biologia molecular, onde acompanharam o processo de sequenciamento genético, entre outras atividades coordenadas pelos pesquisadores do Laboratório.

Arlan Paz comentou sobre a importância dessa ação extracurricular no laboratório: “Foi a primeira vez que fiquei à frente de uma atividade assim. Vejo como algo importante, assim como divulgarmos o que fazemos aqui, tendo um viés social”, relatou o pesquisador.

Rai Vasconcelos, estudante do 7º período de Zootecnia, comentou sobre a sua experiência no LEEM: “Esse fato de conhecer a realidade de pesquisa abre uma possibilidade para fazermos contatos e também da gente se inserir nesse ramo. Eu tenho uma visão de querer valorizar as questões voltadas aos animais silvestres e à piscicultura, pois quero me inserir na área de produção. Durante a visita eu gostei de conhecer o laboratório e acompanhar o processo de extração de DNA”.

Arlan Paz também concluiu falando sobre a importância da socialização da ciência: “Todo mundo que veio conhecer nosso laboratório, além de entender com o quê trabalhamos, enxergou a importância do que fazemos aqui para a sociedade. Eu espero que, cada vez mais, tenhamos iniciativas como essas para mostrarmos nossos projetos e também como uma medida de estimular os estudantes a ingressarem em programas de pós-graduação, além de ser uma medida social”, falou.

registrado em:
Fim do conteúdo da página