Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Notícias

Manaus sedia IX Congresso Brasileiro de Micologia

  • Última atualização em Segunda, 07 de Janeiro de 2019, 14h12
  • Acessos: 900

É a primeira vez que a capital amazonense recebe o evento, que é considerado o mais importante da área no Brasil

 

 

Texto – Letícia Misna

 

Promovido pela Sociedade Brasileira de Micologia (SBMy), pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC) e outras instituições, o IX Congresso Brasileiro de Micologia (CBMy) ocorre entre 24 e 27 de junho de 2019, no Centro de Convenções Vasco Vasquez, em Manaus. Um dos objetivos do evento é valorizar a pesquisa e a conservação da micodiversidade da região neotropical.

 

De acordo com Maria Aparecida de Jesus, pesquisadora do Inpa e presidente da comissão organizadora do Congresso, um dos pontos para relevância do CBMy ocorrer em Manaus é que, na região Norte, o maior número de cursos de pós-graduação que agrega pesquisas voltadas a diversas áreas da micologia está no Amazonas.

 

O público alvo do evento são estudantes de graduação e pós-graduação , pesquisadores e professores, técnicos de nível médio e superior, profissionais liberais (médicos, odontólogos, farmacêuticos, biólogos, biomédicos, veterinários, entre outros), da área industrial, gestores relacionados a políticas públicas em saúde, ciências e tecnologia. Os organizadores esperam cerca de mil congressistas, que vêm do Brasil inteiro e de países como Estados Unidos, México, Peru, Chile, Argentina, Costa Rica, Guatemala, Dinamarca e Holanda.

 

Entre os palestrantes do evento estão a Dra. Maria Luiza Moretti, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que tem como proposta de pesquisa novas ferramentas para o diagnóstico das infecções fúngicas, estudos de doenças fúngicas emergentes e remergentes, desenvolvendo e integrando abordagens epidemiológicas e de diagnóstico inovadoras, e aqueles que têm realizado pesquisas pioneiras sobre “infecções fúngicas em animais; o Dr. Seyedmojtaba Seyedmousavi, membro da Sociedade Internacional de Micologia Humana e Veterinária, responsável pela área da Micologia Veterinária, que desenvolve pesquisa sobre resistência aos antifúngicos; o pesquisador francês Dr. Patrice Le Pape, autoridade no estudo da nova espécie causadora de candidemia (Candidaauris) que é multirresistente.

 

A programação contará com conferências, simpósios, mesas-redondas, palestras, minicursos, oficinas, reuniões, excursões e o Prêmio Augusto Chaves Batista, destinado aos melhores artigos científicos de estudantes de graduação, pós-graduação e recém doutores, que poderão ter seu trabalho publicado no livro de resumo do CBMy.

 

Singer Foray

 

O Singer Foray éum evento organizado anualmente pela Pós-Graduação em Botânica do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC), cuja proposta é a realização de visitas a campo, acompanhadas de informações teóricas sobre fungos macroscópicos para micólogos (profissionais e em formação) interessados em diversidade, taxonomia e biologia de fungos.

 

Este ano, devido à ocasião, o II Singer Foray ocorrerá como parte da programação do CBMy. A atividade será realizada na Reserva Florestal Adolpho Ducke - Inpa, localizada na rodovia AM-010, onde os participantes ficarão por três dias fazendo estudos práticos.

 

Além o Inpa, outras organizações estão à frente do Congresso, como a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), o Instituto Leônidas e Maria Deane (Fiocruz-Amazônia), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e outras instituições pelo Brasil.

 

Para inscrição e mais informações, acesse http://www.cbmicologia2019.com.br/.

registrado em:
Fim do conteúdo da página