Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Notícias

Missa em Ação de Graças e café da manhã marcam Dia Internacional da Mulher no Inpa

  • Última atualização em Sexta, 08 de Março de 2019, 18h22
  • Acessos: 847

A atividade foi organizada pela Comissão de Eventos do Inpa, em parceria com a Comunidade Católica

 

Por Wérica Lima – Inpa

Fotos: Cimone Barros

 

O Dia Internacional da Mulher no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC) foi marcado pela celebração de uma Missa em Ação de Graças, um café da manhã e sorteio de brindes para servidoras e colaboradoras do Instituto. A atividade aconteceu nesta sexta-feira (08), no Auditório da Biblioteca.

 

A diretora do Inpa, Antonia Franco, parabenizou as mulheres que participam ativamente com garra, sabedoria e gratidão na construção de um Inpa melhor a cada dia, deixando uma mensagem motivadora de empoderamento. Franco é a primeira mulher a assumir o cargo de diretora titular do Inpa.

 

DiaDaMulherINPAFotoCimoneBarros 7

 

“Mulheres, ocupem e conquistem o seu espaço com competência, honestidade, dedicação, empenho e comprometimento”, disse Franco, que precisou sair mais cedo do evento por conta de uma agenda institucional no Centro de Instrução de Guerra na Selva (Cigs).

 

Na celebração, o padre Martim Laumann deixou uma mensagem de direitos iguais entre homens e mulheres e ressaltou a importância da mulher na sociedade. “Devemos lutar por direitos iguais na sociedade machista”, destacou o padre.

 

Para a assistente administrativa da Fipecq Vida/Inpa, Eliana Silva, a mulher na sociedade moderna vem conquistando o seu lugar com cargos importantes, além de exercer em muitos casos o papel de pai/mãe. “A comemoração desse dia é uma valorização da mulher dentro do corpo social”, disse Silva, mãe de uma criança de dois anos.

 

DiaDaMulherINPAFotoCimoneBarros 5

 

A coordenadora de Ações Estratégicas e diretora substituta do Inpa, Hillandia Brandão, destacou a importância do reconhecimento da “dupla jornada” que a mulher exerce nos mais variados papeis.

 

“Precisamos reconhecer de todas as formas o desempenho das mulheres que se doam para suas vidas profissionais e familiares, a fim de que tenhamos não somente um dia para comemorar, mas vários outros neste momento que vemos tanta questão em relação ao feminicídio”, disse Brandão.

 

DiaDaMulherINPAFotoCimoneBarros 1

 

De acordo com a Coordenação de Gestão de Pessoas (Cogpe), o Instituto conta com 564 servidores, sendo 205 mulheres, equivalente a 36,3% que ocupam as mais diversas áreas. Das mulheres, 67 são pesquisadoras (32,6%); 19 tecnologistas (9,2%); 13 analistas (6,3%); 29 assistentes (14,1%); 75 técnicas (36,5%) e 2 servidoras requisitadas (0,9%).

registrado em:
Fim do conteúdo da página