Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Notícias

Apresentações públicas das Coordenações continuam nesta terça no Auditório da Ciência

  • Última atualização em Segunda, 25 de Março de 2019, 16h58
  • Acessos: 576

Apresentacao Diretora e COAES Foto Cimone Barros INPA 38

 

As primeiras apresentações abertas à comunidade do Inpa foram da Diretora Antonia Franco e da Coordenação de Ações Estratégicas (Coaes). Agora será a vez da Coordenação de Administração (Coadi)

 

Por Cimone Barros – Inpa

Fotos: Cimone Barros e Victor Mamede 

Nesta terça-feira (26) acontecerá mais uma rodada aberta à comunidade das apresentações de resultados de atividades e metas das Coordenações do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC). Desta vez será a Coordenação de Administração (Coadi) e suas unidades vinculadas, das 8h30 às 12h e das 14h30 às 17h30, no Auditório da Ciência.

 

No dia seguinte (27), a agenda ficará por conta das unidades vinculadas que ainda não se apresentaram, como o Serviço de Documentação e Acervo Bibliográfico (Sedab/Gabinete), Editora Inpa ligada à Coordenação de Ações Estratégicas (Coaes), Núcleos de Apoio à Pesquisa, Laboratórios Temáticos, vinculados à Coordenação de Pesquisa (Copes), Coleções científicas, no auditório do 3º andar da Diretoria.

 

Apresentacao Diretora e COAES Foto Cimone Barros INPA 179

 

Os primeiros encontros setoriais para apresentações das coordenações à nova gestão do Instituto ocorreram na semana de 12 a 15 deste mês. A abertura ficou a cargo da Coaes e suas unidades e também foi aberta aos servidores e colaboradores do Inpa. As apresentações da Copes, da Coordenação de Capacitação (Cocap) e da Coordenação de Extensão (Coext) aconteceram na Diretoria do Inpa.

 

Para a diretora do Inpa, a pesquisadora Antonia Franco, as apresentações são uma oportunidade ímpar de conhecer melhor o Inpa, aumentar os espaços e oportunidades de diálogo com a comunidade, além de trazer opiniões, ações e sugestões por parte da comunidade.

 

Apresentacao COEXT Foto Cimone Barros INPA

 

“Essas reuniões estão sendo muito produtivas e avaliamos como positivas. Também entendemos a necessidade de serem realizadas regularmente, na forma de discussões transparentes, possibilitando o feedback e as tratativas de tomadas de decisão num ambiente organizacional como o Inpa”, destacou Franco.

 

Na abertura dos trabalhos, no dia 12 de março, a diretora também fez uma apresentação sucinta da gestão, seguida de franquia da palavra para a comunidade do Inpa. Entre os planos da Diretoria estão fazer o Planejamento Estratégico do Inpa, com a reavaliação do organograma e do atual Regimento Interno. O MCTIC deve apoiar o Inpa na atividade, antes o Ministério deve finalizar a elaboração do seu próprio Planejamento Estratégico.

 

Desafios

 

Apresentacao Diretora e COAES Foto Cimone Barros INPA 65

 

Segundo a Direção, os principais problemas da Instituição são recursos humanos e dificuldades de orçamento, hoje de aproximadamente R$ 35 milhões. Do já reduzido quadro de pessoal (564 servidores), cerca de 40% está em abono permanência, encontrando as condições para a aposentadoria.

 

Para o pesquisador do Inpa o coordenador do INCT Adapta, Adalberto Val, o maior patrimônio de uma instituição são suas cabeças, sua massa cinzenta. “Precisamos valorizar quem está aqui, precisamos de gente entusiasmada com o trabalho que faz aqui dentro”, disse Val, sugerindo que a direção “assuma o risco de reconhecer a figura do pesquisador emérito, como existe o professor emérito na universidade”, a partir de uma fala da pesquisadora Lucia Rapp da criação da categoria “aposentado ativo”.

registrado em:
Fim do conteúdo da página