Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Notícias

Galeria de ex-diretores do Inpa ganha novo espaço no prédio da Diretoria do Instituto

  • Última atualização em Quarta, 12 de Junho de 2019, 15h00
  • Acessos: 359

GaleriaDeExDiretoresFotoCimoneBarrosINPA5

 

É possível ver uma linha cronológica de 18 ex-diretores do Inpa, desde o primeiro, Olympio da Fonseca (1954 – 1955), até o último Luiz Renato de França (2014 – 2018)

 

Por Victor Mamede – Inpa

Fotos: Cimone Barros

 

Com o novo formato e exposição da Casa da Ciência, a Galeria de Ex-Diretores do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC) foi transferida para um agradável espaço no térreo do prédio da Diretoria. Uma simbólica cerimônia marcou a inauguração da Galeria, que representa um resgate histórico e a preservação da memória da Instituição.

Participaram da cerimônia na última quinta-feira (6), a diretora Antonia Franco; a diretora Substituta, Hillândia Brandão da Cunha; o ex-diretor Luiz Renato de França; o coordenador-geral de Gestão de Agências da Subsecretaria de Unidades Vinculadas (SUV/MCTIC), Gustavo Zarif; além de coordenadores e servidores do Inpa. França e Zarif se encontravam em Manaus para participar como palestrantes da 2ª Conferência Internacional sobre Processos Inovativos na Amazônia.

Na galeria é possível ver uma linha cronológica de 18 ex-diretores do Inpa, desde o primeiro, Olympio da Fonseca (1954 – 1955), até o último, Luiz Renato de França (2014 – 2018). Do lado oposto, é possível encontrar também a foto da atual diretora Antonia Franco, primeira mulher a assumir como diretora titular do Inpa.

“Por aqui passaram biólogos, médico, médico veterinário, engenheiro, agrônomo. A gente não pode esquecer a memória, e o quanto é complexo estar à frente de uma Instituição de excelência e tão grande e diversa como o Inpa”, disse Franco. “Então, temos que agradecer a cada um deles pelo tempo que dedicaram ao Instituto. Aqui cada um colocou o seu tijolinho para desenvolver e elevar ainda mais a nossa Instituição”, completou a diretora.

 

GaleriaDeExDiretoresFotoCimoneBarrosINPA

 

França ressaltou a honra e o privilégio em ter estado no Inpa como diretor. Segundo ele, um diretor sem uma equipe integrada e servidores trabalhando com afinco e comprometimento não faz muita coisa. “Mais importante do que ser lembrado neste registro por seu próprio histórico, é ter colaborado para o engrandecimento do Instituto. Tenho o orgulho de mencionar que o Inpa faz parte de minha vida e os numerosos servidores que com muito empenho se dedicaram à nossa gestão e ao Instituto moram no meu coração”, disse França.

Na ocasião, o ex-diretor fez um agradecimento especial para Brandão da Cunha, que foi muito importante na sua gestão e ficou a frente da direção do Inpa enquanto Antonia Franco não era nomeada. “O valor da Hillândia é medido em ouro e quando contemplarem a minha foto nesta Galeria vejam também nela refletida a imagem da Hillândia”, ressaltou França.

Integrante da gestão do Inpa desde a época do diretor Adalberto Val (2006-2010 e 2010-2014), Brandão da Cunha agradeceu pela oportunidade e parceria do MCTIC na busca de soluções para os complexos desafios que o Instituto rotineiramente enfrenta. “Em tempos de crise é preciso ser criativo e todos se ajudarem”.

Zarif expressou sua alegria de estar no Inpa e admiração pelo Instituto que “foi tão bem conduzido pela gestão do França”. “O Inpa tem um papel muito importante para a região e faz um trabalho magnífico pela a Amazônia”, ressaltou Zarif, que veio representando o subsecretário de Unidades Vinculadas/ MCTIC, Lorenzo Jorge.

registrado em:
Fim do conteúdo da página