Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Notícias

Geea disponibiliza Caderno de Debates sobre Terra Preta de Índio e Sustentabilidade

  • Última atualização em Quarta, 11 de Setembro de 2019, 10h07
  • Acessos: 368

Para ter acesso aos tomos digitais dos Cadernos de Debates do Geea/Inpa clique aqui ou no portal Inpa http://portal.inpa.gov.br/, acesse a aba da Editora no menu Institucional e depois clique no ícone Geea

Da Redação - Inpa

O Grupo de Estudos Estratégicos Amazônicos (Geea) do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa/MCTIC) disponibilizou para download gratuito o tomo XV do Caderno de Debates que traz temas relevantes para a região - Terra Preta de Índio e Sustentabilidade & Desenvolvimento. A publicação traz um apanhado geral e algumas ideias originais a respeito da temática.

Terra Preta de Índio (TPI) é uma preciosa herança indígena que deve servir de instrumento para o avanço do conhecimento ambiental e antropológico, mas também de um recurso estratégico a serviço da sociedade. Mais ainda: ela deve servir de inspiração e modelo para a produção de uma Terra Preta Nova (TPN), em larga escala e que possa contribuir para a promoção da agricultura; diminuição do desmatamento; recuperação de áreas degradadas; fixação do homem no campo; aumento do estoque de carbono no solo e amenização dos impactos das mudanças climáticas globais.

Já o debate sobre a Sustentabilidade diz respeito à compatibilização entre crescimento econômico, preservação ambiental e distribuição equitativa de renda. Isso significa que esses termos são complementares e devem ser tratados em conjunto, tendo em vista o desenvolvimento sustentável do Brasil e especialmente da Amazônia.

São autores desta edição o escritor Gaitano Antonaccio e os pesquisadores do Inpa Luiz Antonio de Oliveira, Newton Falcão e Geraldo Mendes, que também é secretário executivo do Geea e organizador da obra, junto com a diretora do Inpa, Antonia Franco.

Acesse:

      TOMO XV DO CADERNO DE DEBATES - Terra Preta de Índio e Sustentabilidade & Desenvolvimento

registrado em:
Fim do conteúdo da página