Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Notícias

Inpa promove 1º Simpósio Internacional de Nanotecnologia com foco nos avanços na saúde

  • Última atualização em Terça, 01 de Outubro de 2019, 09h56
  • Acessos: 747

Evento também busca promover a discussão e a disseminação de informações científicas ligadas à nanotecnologia

Da Redação - Inpa

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC) receberá em Manaus o 1º Simpósio Internacional de Nanotecnologia, que tem como tema Approaches for healthcare application (Abordagens para aplicação em saúde, em tradução livre). O evento acontece de 27 a 29 de Novembro de 2019, no Auditório do Bosque da Ciência do Instituto localizado na Rua Bem-te-vi, Petrópolis. As inscrições estão abertas e as vagas são limitadas.

Focado nos recentes avanços realizados na área de saúde humana relacionadas à nanotecnologia em diferentes linhas de pesquisa, o Simpósio busca promover a discussão e a propagação de informações científicas ligadas a Nanotecnologia. O evento contará com a presença de pesquisadores regionais, nacionais e internacionais de diferentes especialidades, com participação dos pesquisadores do Inpa que utilizam nanocompósitos como veículos carreadores de compostos com atividade biológicas: a diretora Antonia Franco (leishmaniose),Gemilson Soares Pontes (imunovirologia) Wanderli Tadei e Dra Rosemary Roque, ambos especialistas da malária e dengue.

Realizado pelo Inpa, o Simpósio conta com o apoio da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e da Fundação Hospitalar de Hematologia e Homoterapia do Amazonas (Hemoam). O responsável pela organização geral é o pesquisador do Inpa Gemilson Pontes, que é doutor em Ciências Médicas, com experiência na área de imunologia e ênfase em microbiologia, virologia e patologia.

 

SimposioDeNnanotecnologiaINPA

 

 

Para Pontes, as pesquisas voltadas para a nanotecnologia tem sido responsável por profundas mudanças econômicas, sociais, ambientais e militares. “Os resultados já são vistos na produção de semicondutores, nanocompósitos, biomateriais e chips”, conta o pesquisador.

O evento faz parte de um dos objetivos do consórcio VAHVISTUS, que tem convênio firmado entre o Inpa e a União Europeia via projeto Horizon 2020-MSCA-RISE-201. Paralelo ao Simpósio de Internacional de Nanotecnologia ocorrerá o 4º Seminário VAHVISTUS com os pesquisadores que compõe o consórcio.

VAHVISTUS é o nome dado ao consórcio formado por vários países vinculado ao maior programa de inovação e pesquisa da União Europeia Project Horizon 2020-MSCA-RISE-2016 (https://www.h2020-vahvistus.net/). VAHVISTUS é uma palavra filandeza que significa confirmação. “O principal objetivo do consórcio formado por esses países, incluindo o Brasil, pelo qual sou coordenador, é desenvolver novas estratégias de tratamento para doenças infecciosas tropicais e neoplasias”, disse Pontes.

Já estão confirmados no evento 21 palestrantes, sendo 12 internacionais, cinco nacionais e quatro regionais, com a expectativa de confirmação de outros palestrantes nas próximas semanas. Participarão do evento pesquisadores de institutos de Pesquisa da Itália, Ucrânia, Finlândia, Marrocos e Japão.

“Acredito que esse simpósio permitirá o fortalecimento e consolidação de linhas e grupos de pesquisa regionais. Além disso, esta evento permitirá que nossa região tenha uma oportunidade de ser colocada no cenário nacional e internacional na área da nanotecnologia, principalmente no campo da saúde”, destaca o pesquisador do Inpa.

Saiba Mais

Nanotecnologia é a ciência que estuda a manipulação da matéria em uma escala atômica e molecular, atuando na construção de estruturas entre 1 e 100 nanômetros com o objetivo de elaborar materiais mais estáveis. É usado em diferentes áreas como medicina, eletrônica, ciência da computação, física, biologia e engenharia dos materiais.

registrado em:
Fim do conteúdo da página