Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Laboratórios Temáticos > Solos e Plantas > Institucional
Início do conteúdo da página

Institucional - Solos e Plantas

Última atualização em Sexta, 28 de Fevereiro de 2020, 11h27 | Acessos: 791

Solos e Plantas

Institucional

Infraestrutura

Serviços

Fale Conosco

O Laboratório Temático de Solos e Plantas (LTSP) do INPA foi formado pela fusão dos laboratórios analíticos das antigas Coordenações de Pesquisa em Agronomia Tropical, Silvicultura Tropical e Ecologia. Atualmente o Laboratório é parte da COPES e atende todas as coordenações de pesquisas (COTEI, CODAM, COBIO).  Desde 1997 o LTSP funciona como um Laboratório Temático, regulamentado pela Resolução RE 012-97, e atualizada pela RE Nr. 002/2016, que estabelece suas normas de utilização e funcionamento. O LTSP é gerido por um Comitê Gestor, definido pela Portaria Nr. 048/2016, composto de pesquisadores e técnicos.

O LTSP é um laboratório temático que ainda não faz análises como prestação de serviços para a iniciativa privada. As análises são normalmente realizadas pelos usuários (estudantes, bolsistas e técnicos). Isso, por si só, já carrega a noção de que os usuários também são responsáveis por cuidar do laboratório, trazer seus reagentes, auxiliar na manutenção, etc.

A utilização do LTSP é facultada aos pesquisadores, alunos e bolsistas do INPA; pesquisadores, alunos e bolsistas de outras instituições (UFAM, UEA, IFAM, etc.) com projetos associados ao INPA, registrados na COPES.

 

Horário de Funcionamento

Os horários de funcionamento do LTSP são flexíveis, em função das metodologias analíticas empregadas. No caso de experimentos/análises fora dos horários de expediente, por questões de segurança, o pesquisador responsável deverá comunicar oficialmente ao Gestor Técnico do LTSP, para conhecer as condições necessárias à obtenção da autorização para a entrada/permanência de usuários nas dependências do laboratório.

 

Parceiros

 UFAM, UEA, IFAM, Embrapa Amazônia Ocidental - LASP, Embrapa Solos, ESALQ-USP.

registrado em:
Fim do conteúdo da página