Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Serviço de Radioproteção
Início do conteúdo da página

Serviço de Radioproteção do INPA

Última atualização em Quarta, 13 de Julho de 2016, 08h07 | Acessos: 5671

O Serviço de Radioproteção (SR) do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia- INPA, tem como missão garantir a segurança radiológica de todas as pessoas presentes nas instalações do INPA, servidores, estudantes e visitantes, proporcionando um ambiente seguro.

Com foco em Ensino e Pesquisa, o SR foi criado pela Portaria nº 09 de 16 de Janeiro de 2014 e exerce papel importante junto aos grupos de pesquisas no sentido de orientar sobre as exigências da Comissão Nacional de Energia Nuclear - CNEN, no uso de materiais radioativos ou equipamentos que emitem radiação para pesquisa.

O INPA provavelmente será composto de vários Laboratórios que serão considerados Instalações Radiativas, ou seja, estabelecimentos onde se produzem, processam, manuseiam, utilizam, transportam ou se armazenam fontes de radiação, licenciados pela CNEN, sob a supervisão do SR.

O SR atua também, no sentido de garantir o controle de Dosimetria de Indivíduos ocupacionalmente expostos, Orientação quanto a Sinalização de áreas dentro da instalação e do meio ambiente; Segurança das Fontes de radiação; Uso adequado de Equipamentos de detecção de radiação, Orientação quanto a proteção individual e coletivo e na gerencia de rejeitos radioativos gerados nas Instalações Radiativas do Instituto, que contempla um Prédio de Armazenamento para Materiais Radioativos - PAMRAD, exclusivo para esta finalidade.

 

:: Mas, o que é radiação? ::

Radiação é um fenômeno natural existente no Planeta Terra desde a sua origem. Alguns elementos da natureza possuem um núcleo com excesso de energia e tende a estabilizar-se emitindo radiação de partículas como a alfa ou beta ou ondas eletromagnéticas. Este fenômeno é conhecido como radioatividade.

 

:: Você sabe o que é Radioproteção? ::

É o conjunto de medidas que visam proteger o ser humano e seus descendentes contra possíveis efeitos indesejados causados pela radiação ionizante, ou seja, qualquer partícula ou radiação eletromagnética que, ao interagir com a matéria, ioniza seus átomos ou moléculas.

O SR do INPA, esta na fase de estruturação conforme normas de orientação da CNEN e, contara com equipamentos de proteção individual e coletiva, além de detectores de radiação para atender a comunidade interna. Será uma referencia na região norte do país.

Já conta com uma relação de todos os possíveis laboratórios que no futuro pretendem utilizar materiais radioativos no Instituto e já iniciou a orientação sobre os Planos de Radioproteção de cada futura instalação radiativa, bem como sugeriu algumas modificações laboratoriais para atender os objetivos de trabalho seguro com materiais radioativos propostos pela CNEN.

 

:: Prédio de Armazenamento para Materiais Radioativos - PAMRAD ::

O Prédio de Armazenamento para Materiais Radioativos - PAMRAD, vem ao encontro de uma necessidade de todas as futuras instalações radiativas geradoras de Rejeitos Radioativos de todos os focos de pesquisa ou apenas dos laboratórios que possuem Equipamentos que emitem radiação instalados no INPA.

Para armazenar equipamentos ou fontes no PAMRAD, é necessário o agendamento prévio, embalados específicos para cada tipo de fonte que devem ser acompanhados de etiquetas especificas e ficha de gerenciamento da fonte ou rejeito.

 

Fim do conteúdo da página