Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Circuito da Ciência Reestreia Dia 28
Início do conteúdo da página
Notícias

Circuito da Ciência Reestreia Dia 28

  • Publicado: Quinta, 19 de Março de 2009, 00h00
  • Última atualização em Sexta, 12 de Junho de 2015, 11h13

 

Evento comemora dez anos de atividades de Educação Ambiental junto às comunidades carentes da cidade.

 

Por Mário Bentes

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) já definiu a programação básica das dez edições mensais previstas para este ano do Circuito da Ciência, projeto que já está em seu décimo aniversário e que acontece aos sábados de modo alternado entre o Jardim Botânico Adolpho Ducke e o Bosque da Ciência do Inpa. A grade de eventos, repleta de atividades de educação ambiental voltada a ao público de todas as idades, foi discutida na última semana, na Casa da Ciência do Inpa, junto das entidades e empresas parceiras do evento.

Com data marcada para reestreia no próximo dia 28 de março (sábado), no Jardim Botânico, no bairro Cidade de Deus (zona Leste) o projeto – que conta com patrocínio da Petrobras e da Moto Honda – vai contemplar, a cada edição mensal, pelo menos quatro horas de atividades lúdicas ministradas por servidores do Inpa, agentes de educação ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e representantes de instituições parceiras como Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Fametro e Sesi.

Sensibilização ambiental

No último sábado deste mês (28), cerca de 200 alunos de escolas públicas das redes municipal e estadual de ensino devem participar do Circuito da Ciência. O coordenador do projeto, Jorge Lobato, afirma que o evento já se tornou referência em educação e sensibilização ambiental na cidade de Manaus: “O Circuito da Ciência chega ao seu décimo ano como uma das mais importantes ações de sensibilização ambiental para as comunidades de Manaus, nas quais já participaram mais de 20 mil pessoas, entre crianças, jovens, adultos e idosos”, afirma.

O projeto Circuito da Ciência é uma iniciativa da Coordenação de Extensão do Inpa (COXT) em parceria com a Prefeitura de Manaus, que, em 2007, reorganizaram o antigo projeto “Comunidade no Jardim Botânico” e ampliaram suas atividades para Bosque da Ciência do Inpa, o que permitiu o aumento do número de participantes para aproximadamente 2,5 mil pessoas.

Esses dois espaços (Jardim Botânico e Bosque da Ciência) oferecem inúmeras possibilidades de opção de lazer, informação e entretenimento, nos quais têm o conhecimento científico como base para a preservação e conservação da fauna e flora amazônicas”, define o Jorge Lobato.

 

Programação

08:30 – Recepção dos alunos – (Animador cultural, JB e Ed. Ambiental do Inpa);

09:00 – Abertura oficial do evento;

09:30 – Alongamento (Fisioterapia Fametro);

09:40 – Caminhada nas trilhas;

10:00 – Lanche (Apresentação dos fantoches da Semmas “Cacau, o caramujo africano”);

10:20 – Circuito de atividades sócio-ambientais com:

1. Inpa com as atividades: malária , dengue, leishmaniose, nutrição, piradados;

2. Higiene bucal com oficina de pintura(sesi);

3. Palestra de divulgação do cozinha brasil do sesi (sala verde);

4. Fametro com o tema “com postura”;

5. Semmas;

6. Ufam;

11:30 – Grupo de fantoches Leishmaníacos Inpa (Flebotomíneo);

11:45 – Teatro do Sesi: “Julgamento Caboco”;

12:15 – encerramento (Animador cultural: Palhaço Gravata do Sesi);

12:30 – Distribuição de mudas (Semmas);

registrado em:
Fim do conteúdo da página
Estamos em testes com a nova interface do Webmail do INPA.
Basta clicar aqui e conferir.