Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Inpa presente em homenagem aos 100 anos da Ufam
Início do conteúdo da página
Notícias

Inpa presente em homenagem aos 100 anos da Ufam

  • Publicado: Terça, 24 de Março de 2009, 00h00
  • Última atualização em Sexta, 12 de Junho de 2015, 11h24

 

Ascom

Inpa participa de homenagem aos 100 anos da Ufam em sessão especial na Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas.

Himdebergue Ordozgoith da Frota, reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) afirmou ser o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) um dos primeiros parceiros no processo de desenvolvimento e crescimento da Instituição. A declaração foi feita hoje (23), durante a homenagem ao centenário da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) em Sessão Especial da Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), proposta pelos deputados Vera Lúcia Castelo Branco, Adjuto Afonso e Luis Castro.

O Inpa foi representado pelo Coordenador de Extensão, Carlos Roberto Bueno, que compôs a mesa com o reitor da Ufam, Himdenbergue Frota, a reitora da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Marilene Correa, na função de representante do governador, a professora da Faculdade de Educação, Rosa Brito, o senador Arthur Virgílio Neto e o deputado Luis Castro, que presidiu a abertura da sessão.

“Mãe jovem e fecunda que desperta nos filhos a sede do conhecimento e do saber, disse a deputada Vera Castelo Branco, referindo-se a Ufam e destacou “educar é caminhar a largos passos para a construção de um mundo melhor para todos”.

Durante a solenidade, a professora da Faculdade de Educação, Rosa Brito, apresentou um histórico de fatos, avanços e personagens que marcaram os 100 anos da Ufam na capital amazonense e no interior. Ela lembrou que só se pode construir a história reconstruindo-se a memória social.

O processo de crescimento em conseqüência dos investimentos na estrutura da Ufam foram pontuados pelo reitor Himdebergue, que destacou o avanço do ensino superior no interior. Ao término de seu pronunciamento, recebeu dos parlamentares uma placa da Assembléia Legislativa em reconhecimento pelos serviços prestados à sociedade amazonense.

Ambição pela Amazônia – Entre os presentes à homenagem prestada a Ufam, o senador Artur Virgílio Neto, “Se pretendemos levar a sério o entendimento da Amazônia, precisamos entender, também, o relevante papel da Universidade. Para isso, é necessário o compromisso não apenas dos parlamentares e instituições locais, mas de todo o país, declarou. E prometeu “vou lutar para que os parlamentares brasileiros enxerguem que o mundo tem ambição pela Amazônia e, nós, precisamos nos imbuir desta ambição pela melhoria das condições de vida do nosso povo.

Ainda na programação, a Exposição - “Ufam – Fragmentos de sua Memória, do Museu Amazônico e stands com livros da Editora Ufam.

Por Tatiana Lima da Silva

registrado em:
Fim do conteúdo da página
Estamos em testes com a nova interface do Webmail do INPA.
Basta clicar aqui e conferir.