Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Paiol da Cultura recebe exposição “A Boca da Noite" (2)
Início do conteúdo da página
Notícias

Paiol da Cultura recebe exposição “A Boca da Noite" (2)

  • Publicado: Quarta, 25 de Março de 2009, 00h00
  • Última atualização em Sexta, 12 de Junho de 2015, 11h27

 

por Ascom

 

Começa amanhã (24), às 9h30, no Paiol da Cultura do Bosque da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), a exposição “A Boca da Noite”, do artista plástico e humorista, João Bosco de Souza. Com temas amazônicos e cores fortes, a mostra traz quadros que retratam a vida cabocla durante o período noturno, paisagens amazônicas e abstratos. A exposição permanece no Paiol até o dia 26 de abril.

Durante a mostra, estarão expostos 30 quadros pintados em acrílico sobre tela, os quais misturam o abstrato com o impressionismo e retratam um pouco da fauna e da flora da região.

Termo comum utilizado entre os moradores que habitam as margens dos igarapés ou as ribanceiras dos grandes rios amazônicos, segundo Bosco, boca da noite é muito usado para determinar o período em que se vai visitar um amigo, parente ou mesmo para determinar a hora em que a pessoa dormirá. “À noite, há a calmaria, o silêncio, é a hora do namoro, além do barulho dos animais da floresta”, ressalta.

Natural de Juriti (PA), Bosco conta que mora em Manaus há 20 anos, cidade que escolheu para viver. Ele explica que começou a pintar, profissionalmente, aos 18 anos. Antes, a arte era apenas um hobby.

Mais maduro artisticamente, Bosco retorna ao Paiol da Cultura depois de quatro anos. Ele disse que expôs pela primeira vez no Inpa em 2005 e, depois, em 2008. Por isso, quem visitar o Bosque da Ciência nos finais de semana poderá conferir o artista em momentos de criação.

Além de artista plástica, Bosco também é humorista e um dos personagens da consagrada dupla Anjinho e Ricochete, na qual interpreta o personagem Ricochete. No final de 2008, o humorista participou do 5º Festival de Piadas do programa do Tom Cavalcante, transmitido pela Rede Record de Televisão.

A experiência foi a melhor possível, uma vez que conseguimos espaço em rede nacional para divulgar nosso trabalho”, comemora. Na ocasião, também participaram Nivaldo, Tom Claro, Velho Mourão e Marco Túlio.

A participação no programa do Tom Cavalcante lhe rendeu frutos, no mês de junho Bosco retorna para fazer um teste. Em relação à divulgação local da participação no programa humorístico da Record, ele demonstrou-se decepcionado, pois a mídia amazonense não veiculou nada, nem a própria TV A Crítica, retransmissora do Canal do bispo Edir Macedo.

Exposições – Com uma carreira consolidada, o artista já participou de mais de 40 exposições, por exemplo, nos Estados e na Itália. No Brasil, expôs seus trabalhos no Amazonas e em Minas Gerais. Ele diz que durante a mostra “Um Olhar Amazônico”, em Belo Horizonte, realizada em 2001, no Espaço Cultural Nadir Beltrão, vendeu mais de 19 quadros no primeiro dia.

O artista também expôs no Tropical Hotel Manaus, Espaço Cultura Galvez, Câmara Municipal de Manaus (CMM), Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas (ALEAM).

registrado em:
Fim do conteúdo da página
Estamos em testes com a nova interface do Webmail do INPA.
Basta clicar aqui e conferir.