Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Inpa e Embrapa realizam 4º Simpósio de Experimentação Animal do Amazonas
Início do conteúdo da página
Notícias

Inpa e Embrapa realizam 4º Simpósio de Experimentação Animal do Amazonas

  • Publicado: Quinta, 31 de Outubro de 2019, 16h38
  • Última atualização em Terça, 05 de Novembro de 2019, 16h41

O evento conta com palestras, mesas-redondas e visita técnica. Confira a programação

Da Redação – Inpa

Estão abertas as inscrições para o 4° Simpósio de Experimentação Animal do Amazonas (Simpexa), que acontecerá nos dias 6, 7 e 8 de novembro, no Auditório da Ciência, campus I do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC). Organizado pelo Inpa e pela Embrapa, o evento é destinado a estudantes de graduação, pós-graduação e profissionais da área de Ciência Animal.

O tema da 4ª edição é “Ética, bem-estar animal & biossegurança” e contará com mesas-redondas, palestras e visita técnica ao Biotério Central do Inpa, laboratório temático do Instituto que se destaca pela qualidade sanitária dos animais (camundongos, hamsters e ratos) usados na criação e experimentação. Em associação ao Simpexa, ocorrerá no dia 08 de novembro o I Encontro de Comissões de Ética no Uso de Animais (CEUAs) da Região Norte.

A proposta do Simpexa é promover a disseminação do conhecimento entre especialistas e estudantes, estimulando as instituições de ensino e pesquisas a desenvolverem atividades científicas e estudantis conforme a ética profissional.

 

BANNERSIMPEXANPAEMBRAPA2019

 

De acordo com a pesquisadora do Inpa e uma das coordenadoras do Simpósio, Lígia Uribe, o evento reunirá no Amazonas diversos especialistas que atualizarão os participantes sobre os avanços e desafios na experimentação animal. “Nós, pesquisadores e educadores, temos que estar atualizados sobre métodos, normas e particularidades de cada espécie de vertebrado que utilizamos em nossos estudos com o intuito de priorizar o bem-estar animal e garantir a qualidade experimental”, disse.

Na manhã do dia 06, a primeira palestra é o Papel do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea/MCTIC) na experimentação animal com a coordenadora do Concea Renata Mazaro. Também constam na programação palestras como Senciência em organismos aquáticos com Renato Hajenius de Freitas (UFSC), Produção e Bem-estar de Animais de Laboratório (roedores) com Adolpho Marlon de Moura (Fiocruz-RJ) e Lei da Biodiversidade: Conhecendo a Nova Lei de Acesso ao Patrimônio Genético e Conhecimento Tradicional com Rosa Miriam Vasconcelos (Embrapa-Brasília).

Saiba Mais

Em sua 4ª edição, o Simpósio já é referência na experimentação animal da região norte. O Inpa e a Embrapa Amazônia Ocidental, com apoio da Fapeam, uniram esforços em prol da realização do evento que envolve a utilização de animais para fins científicos, a fim de atualizar e aprimorar os conhecimentos com objetivo de garantir qualidade de dados experimentais e melhorar o cuidado animal.

 

SERVIÇO:

 

Assunto: 4° Simpósio de Experimentação Animal do Amazonas (Simpexa)

Data: 06 a 08 de novembro (quarta a sexta-feira)

Hora: 08h 12h e das 14h às 18h

Local: Auditório da Ciência no Bosque da Ciência do Inpa. Rua Bem-te-vi, S/Nº, bairro Petrópolis, Manaus-AM

registrado em:
Fim do conteúdo da página
fapjunk.com
ankara escort