Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Seminários debatem impactos da infraestrutura global e influência da floresta na chuva
Início do conteúdo da página
Notícias

Seminários debatem impactos da infraestrutura global e influência da floresta na chuva

  • Publicado: Segunda, 09 de Setembro de 2019, 19h52
  • Última atualização em Sexta, 13 de Setembro de 2019, 09h45

Os palestrantes no evento do Inpa serão os pesquisadores Douglas Sheil (Noruega) e William F. Laurance (Austrália)

Da Redação – Inpa

Banner: Lailla Pontes

Nesta semana haverá rodada dupla dos Seminários da Amazônia do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC). As sessões vão debater o crescimento da infraestrutura global e seus efeitos nas florestas tropicais e se a floresta realmente pode fazer chover, na quarta e quinta-feira (11 e 12), às 15h, em locais distintos no Instituto. Ambas serão em inglês e sem tradução.

Organizados pela Coordenação de extensão do Inpa, os Seminários da Amazônia são gratuitos e abertos ao público interessado. Nesta rodada os Seminários contam com o apoio do Projeto Dinâmica Biológica de Fragmentos Florestais (PDBFF). O evento científico é um espaço de debates sobre temas de ponta da pesquisa científica do mundo e da Amazônia e servem de alerta sobre fatos importantes da região, a partir das pesquisas realizadas pelo Inpa e instituições colaboradoras.

 

Seminarios da Amazonia 11 e 12 de setembro 2019 final 01

 

Extraordinária – 11 de setembro

Essencial para a vida e subsistência, a água é um recurso escasso para mais da metade da população do mundo. Novas pesquisas têm apontado as florestas como grandes influenciadoras na disponibilidade de água e sugerem que as árvores desempenham um papel muito maior nos padrões globais de precipitação.

A sessão Extraordinária irá debater as controvérsias e novos achados da floresta e sua relação com as chuvas. Será ministrada na quarta-feira (11) pelo cientista Dr. Douglas Sheil da Norwegian University of Life Science, Noruega, às 15h, no Auditório do LBA, campus II do Inpa.

Ordinária – 12 de setembro

Ministrada pelo pesquisador Dr. William F. Laurance, a sessão ordinária dos Seminários da Amazônia trará o debate sobre a era “explosiva” da infraestrutura na humanidade, na quinta-feira (12), às 15h, no auditório do Programa de Pós-Graduação em Ecologia (PPG-Ecologia), no campus III do Inpa, localizado na Rua da Lua, S/nº, Morada do Sol, bairro Aleixo.

Na oportunidade, será discutida a realidade dos empreendimentos em larga escala e seus efeitos, descrevendo a situação da vida selvagem e dos ecossistemas-chave, como a floresta Amazônica, com apresentação dos riscos sociais, econômicos, financeiros, políticos e estratégias para diminuição dos riscos gerados pelo crescimento da infraestrutura global.

Laurance é pesquisador na James Cook University, na Australia. Ele escreveu oito livros e mais de 600 artigos científicos e populares. Membro da Academia Australiana de Ciências e da Associação Americana para o Avanço das Ciências e ex-presidente da Associação de Biologia Tropical e Conservação, fundou e dirige a ALERT (Aliança dos principais pesquisadores e pensadores ambientais), que é um grupo de defesa da ciência que engloba de um a dois milhões de leitores por semana. Venceu quatro vezes o Prêmio de Melhor Redação Científica da Austrália.

registrado em:
Fim do conteúdo da página