Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Correios lançam no Inpa três selos comemorativos da riqueza da fauna brasileira
Início do conteúdo da página
Notícias

Correios lançam no Inpa três selos comemorativos da riqueza da fauna brasileira

  • Publicado: Quinta, 26 de Setembro de 2019, 14h36
  • Última atualização em Quinta, 26 de Setembro de 2019, 15h07

Os selos buscam chamar atenção para a preservação das espécies em risco de extinção

 

Por Cimone Barros (texto e fotos) - Inpa

 

Os Correios do Amazonas em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC) lançaram na terça-feira (25) três selos que destacam as Riquezas da Fauna Brasileira - cupinzeiro luminoso, mico-leão-preto e a preguiça-de-coleira. O evento filatélico aconteceu na sede do Inpa, em Manaus, e em Teófilo Otoni (MG), onde o bicho preguiça é mascote da cidade.

 

A proposta é sensibilizar as pessoas para espécies em risco de extinção. O besouro Pyrearinnus termitilluminans,do qual as larvas proporcionam o fenômeno conhecido como Cupinzeiro Luminoso, ocorre no Brasil Central e aparece em relatos de viajantes e naturalistas desde o século XIX, enquanto os dois mamíferos são espécies da Mata Atlântica. A cerimônia também integrou os eventos comemorativos dos 65 anos do Inpa, instituto que é referência nos estudos da biodiversidade amazônica.

 

SeloRiquezaFaunaBrasileiraFotoCimoneBarrosINPA

 

“Esses selos devem ajudar na preservação de espécies, e o Inpa como uma instituição que se dedica ao estudo da biodiversidade se sente honrado em participar desse evento de uma instituição que é coirmã de Ministério, já que Inpa e Correios são do MCTIC”, disse a diretora substituta do Inpa, Hillândia Brandão, que na oportunidade representou a diretora Antonia Franco que está em missão oficial na Inglaterra.

 

Os selos tiveram uma tiragem de 300 mil, sendo 100 mil de cada espécie. Eles já podem ser adquiridos por R$ 2,70 a unidade, nas unidades ou site pelo site dos Correios. “Esses selos, além de belíssimos, eternizam nossa fauna e vão percorrer o mundo através das correspondências”, destacou a superintendente estadual de Operações dos Correios no Amazonas, Antonia Rebouças de Oliveira.

 

SeloRiquezaFaunaBrasileiraFotoCimoneBarrosINPA1 

Além da superintendente dos Correios, participaram da obliteração dos selos (validação/carimbo) a diretora Substituta do Inpa, Hillândia Brandão; a coordenadora de Capacitação do Inpa, Beatriz Ronchi; a diretora de Pós-Graduação da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Adriana Malheiro; o coordenador de Relações Institucionais da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), Carlos Bueno; o representante do Centro Gestor e Operação do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), Ricardo Dallarrosa; e presidente do Clube Filatélico do Amazonas, Jorge da Silva.

 

“O que me atrai na coleção de selos é a cultura e o conhecimento. Às vezes um pedaço de papel não parece nada, mas ele leva uma informação importante que muitas outras coisas não conseguem. Nos selos estão representados personalidades da nossa história, elementos da nossa região”, contou o jovem colecionador Adriel Silva, 17.

 

O Clube Filatélico do Amazonas congrega colecionadores de modo geral, filatelistas (de selos) e interessados. As reuniões acontecem todas as sextas-feiras, a partir das 15h, na Agência dos Correios, localizada na Rua Monsenhor Coutinho, Centro de Manaus.

 

SeloRiquezaFaunaBrasileiraFotoCimoneBarrosINPA5

 

Sobre os selos

 

Nas fotos, tomadas em ambiente natural, foi possível destacar a cativante beleza do mico-leão-preto (Leontopithecus chrysopygus), da preguiça-de-coleira (Bradypus torquatus) e as peculiaridades do fenômeno luminoso do cupinzeiro contrastando o forte matiz verde com o fundo de gradiente escuro do anoitecer. Foram usadas as técnicas de fotografia e computação gráfica.

 

 Livro Vermelho da Fauna está disponível para download

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página