Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Inpa utiliza plataforma Harpia para aulas remotas no curso de Mestrado
Início do conteúdo da página
Notícias

Inpa utiliza plataforma Harpia para aulas remotas no curso de Mestrado

  • Publicado: Sexta, 13 de Novembro de 2020, 15h14
  • Última atualização em Sexta, 13 de Novembro de 2020, 15h15

Ambiente Harpia

A plataforma desenvolvida para ser utilizada nas demandas de capacitações da biblioteca do INPA, agora contribui com o ensino no Programa de Pós-Graduação do Instituto.

Da Redação - Inpa

Foto - Site da Plataforma Harpia

No Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa / MCTI), a busca por novos métodos de transmitir conhecimento a equipe de pós-graduação do Instituto a formar a primeira turma de disciplina remota pela plataforma Harpia, um sistema de aprendizagem desenvolvido pela biblioteca do Inpa para suprir as demandas de capacitações e ampliar seu papel social e educativo.

Com a suspensão das atividades presenciais devido ao atual cenário de pandemia, estudantes e servidores tiveram que se adaptar aos eventos on-line por meio de webconferências, webconferências, minicursos e oficinas em ambiente digital. Para o veterinário, coordenador e responsável técnico do Biotério do Inpa, Leonardo Matos, o Harpia torna-se eficiente ao auxiliar o professor na ministração de conteúdo e nenhum armazenamento desses conteúdos dentro da plataforma.

“Com o Harpia temos uma facilidade de ofertar a disciplina. A disciplina EAD permite que a gente dê a oportunidade para que mais alunos participem e permite que além das aulas online os alunos podem acessar o conteúdo conforme as unidades vão sendo dadas ”, explica Matos.

A plataforma inicial seu funcionamento com essa nova modalidade no dia 03 de novembro, com a disciplina do Programa de Pós-graduação em Genética (PPG-GCBEV), que ensina sobre a legislação da Comissão de ética no uso dos animais (CEUA) e tem o objetivo de aprofundar o conhecimento dos alunos a respeito do uso da biodiversidade na Amazônia.

Sobre o ambiente de aprendizagem Harpia 

A plataforma de aprendizagem Harpia foi implementada utilizando um software de código aberto moodle , Sistema de Gestão para Aprendizagem EaD mais utilizado no mundo. Nele, os conteúdos em diferentes tipos e formatos podem ser disponibilizados para acesso online, juntamente com exercícios, atividades complementares, materiais de consulta e avaliações para o aluno escolher quando e onde acessar 24 horas por dia em ambiente personalizado e seguro.

Qualquer usuário interessado pode se inscrever nos cursos disponíveis, desde que faça cadastro antes aqui e valide sua conta por e-mail. Em seguida é só escolher um dos cursos e por meio da chave de acesso informada na plataforma por seu responsável, acessá-lo gratuitamente.  

O Ambiente de Aprendizagem foi criado há quase um ano, em 13 de dezembro de 2019 e além de suprir as demandas de capacitações presenciais já realizadas do setor de divulgação e treinamento da Biblioteca do INPA, está disponível para atendimento de capacitações das coordenações do instituto e de instituições queiram ofertar cursos livres para a comunidade interna e externa.

Desde 2019, já foram realizados na plataforma cinco turmas com 200 vagas disponibilizadas no curso online de Produção e Normalização de Artigos Científicos segundo a ABNT, capacitando mais de 800 participantes de diferentes cidades brasileiras e países da América Central, Europa e África, ampliando de forma diminuiu o alcance e oferta do calendário de cursos existente desde 2013 e que antes só atendia o público presencial. 

“Ressaltamos que para 2021, estão previstos capacitações contínuas em Bases de dados, Normalização documentária, Empreendedorismo, Marketing digital, Planejamento, implementação e gestão de repositórios institucionais e Instalação e customização do próprio Moodle ”, enfatiza o bibliotecário e responsável do setor de divulgação e treinamento da biblioteca, Jorge Cativo.

A plataforma está disponível em dois idiomas e para propor novos cursos, basta ler e aceitar os termos de uso, disponíveis em , preencher uma proposta pedagógica com informações que identifiquem o (a) responsável pela capacitação, Instituição e setor, além de detalhes sobre nome , período de realização, carga horária, número de módulos e quantidade de vagas para inclusão na plataforma. 


Dúvidas e mais informações sobre as podem ser despesas enviando e-mail para: harpia@inpa.gov.br ou pelo telefone 3643-3029 com o bibliotecário Jorge Cativo.

registrado em:
Fim do conteúdo da página