Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Bases e Flutuantes

Última atualização em Segunda, 16 de Abril de 2018, 11h32 | Acessos: 1000

Inseridas na área de 21 há da Estação Experimental de Silvicultura Tropical, a Base de Apoio Manejo Florestal/ZF-2 e a Base de Apoio do Programa LBA também estão vinculadas as atividades desenvolvidas pela DISER. Dão suporte á vários segmentos da pesquisa e, em especial, as medições de dendrometria (ZF-2) e micrometeorologia (LBA) junto a outras instituições parceiras.
Já as Bases Flutuantes Catalão e Tarumã servem como suporte para as atividade de pesquisa em meio aquático. A infraestrutura conta alojamentos, barcos e motores de popa, que auxiliam os servidores, estudantes e pesquisadores nas coletas de dados pra desenvolvimento de pesquisa nos rios amazônicos.

Floresta tropical úmida de terra firme, localizada na estrada-vicinal ZF-2, dentro da Estação Experimental de Silvicultura Tropical. A Base encontra-se, aproximadamente, a 50 km ao norte de Manaus compreende uma área não perturbada, com vegetação primária de terras baixas e abriga a Bacia do Igarapé Asu a 02º 36’ 32,67’’ S e 60º 12’ 33,48 O’’.

14b

O nome “ZF-2” foi dado à estação devido à existência da estrada dentro do Distrito Agropecuário da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA). A estrada ZF-2 tem aproximadamente 50 km de extensão, até o Rio Cuieiras, mas está aberta somente até o km 41. O lado esquerdo da estrada, foi reservado para órgãos públicos como o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), a Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (IBAMA) e o lado direito foi destinado à produção agrícola.

14a14c

A Base de Pesquisa do LBA fica localizada no KM 934 (antigo km 50 da BR 174), vicinal ZF-2 do km 14 ao 34 da estrada ZF-2 que por sua vez, inicia-se à esquerda da BR-174 (Manaus Boa Vista). Formalmente, a Base faz parte da Reserva do Cuieiras do INPA, situada a 80 km ao norte de Manaus-AM.

15a

Na base de estudo do Programa INPA/LBA, realiza pesquisas científicas com química da atmosfera e fluxo de gases, comparando clima e floresta, além dos trabalhos com hidrologia e biodiversidade.

15b

Na altura do Km 14 e Km 34 dessa vicinal, existe duas torres de pesquisas, toda instrumentada, onde são realizados estudos sobre o clima e a floresta através de análise de gases da atmosfera.

15c15d



Situa-se na Comunidade Nossa Senhora de Aparecida, no município de Iranduba, no Lago do Catalão. Também funciona como suporte para várias atividades relacionadas a água, conta com equipamentos e transporte marítimo.

16b

 

16a16c



17a

Localizado na Estrada da Ponta Negra, Marina do Davi. Serve como suporte para as atividade de pesquisa no meio aquático. A infraestrutura conta alojamentos, barcos e motores de popa.

17c

 

Assunto(s): Bases , flutuantes , INPA
Fim do conteúdo da página