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COTIN - Coordenação de Tecnologia da Informação

Publicado: Sexta, 15 de Dezembro de 2017, 15h49 | Última atualização em Quinta, 05 de Abril de 2018, 16h06

(Texto enviado em: 01/12/2017)

 

A COTIN foi criada com a publicação do Regimento Interno do INPA no Diário Oficial da União n° 50 de 15 de março de 2011. Esta unidade responde diretamente à Coordenação de Ações Estratégicas (COAES) do INPA e é responsável pela gestão de TI de todas as unidades organizacionais do instituto.

A COTIN está estruturada com base em um modelo organizacional hierárquico, com competências e processos atualmente em amadurecimento com a finalidade de prover o adequado suporte de TI às ações técnico-científicas das áreas finalísticas e às áreas gerenciais e administrativas do instituto.

A área de TI do INPA provê suporte para todos os recursos computacionais de caráter corporativo.

Entende-se por recursos de caráter corporativo os recursos de hardware, software e redes de comunicação de dados patrimoniados e que atendem a toda corporação (todas as áreas do INPA), tais como microcomputadores, desktops, estações servidoras, notebooks, redes de comunicação de dados, serviço de impressão, digitalização de documentos, telefonia local e móvel, sistemas administrativos utilizados pelas áreas de gestão, serviços de correio eletrônico e serviços WEB.

Sistemas especializados (hardware, software e recursos especiais de comunicação de dados) utilizados pelas áreas finalísticas devem ter seu suporte provido adotando-se a solução caso a caso, com a definição de requisitos por parte da respectiva área finalística e com apoio técnico da área de TI, de forma a garantir a aderência destas soluções aos princípios básicos definidos pelo Governo Federal e aplicados à área de TI do Serviço Público.

O apoio às áreas finalísticas inclui o desenvolvimento de páginas web para seus sítios específicos, respeitando as definições e critérios estabelecidos e aprovados no âmbito do Grupo de Trabalho do Portal Web institucional. Este trabalho é realizado na unidade Sede do INPA em Manaus (AM) e os NAPs.

À título de esclarecimento, atualmente a COTIN está dividida internamente em áreas técnicas que apoiam as atividades em seu campo de atuação, conforme segue e está ilustrado na Figura 1: Centro de Operações de Rede (NOC, do inglês Network Operation Center), Desenvolvimento de Sistemas, Suporte ao Usuário e Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) em TI.

Figura 1. Organograma da Coordenação de Tecnologia da Informação.

 

A COTIN submete à apreciação do CETIC as questões institucionais relacionadas à área de TI no INPA, o que é estimulado pela SETIC, fazendo parte das ações estratégicas em prol da melhoria da governança de TIC da Administração Pública Federal (APF).

De acordo com o Regimento Interno do INPA, são atribuições da COTIN as constantes na Tabela 1:

Tabela 1. Atribuições da COTIN.

I

Planejar, coordenar, orientar, controlar, formular e avaliar os planos e programas relativos à execução das atividades na área de informática, no âmbito do INPA.

II

Coordenar e acompanhar o desenvolvimento de métodos, procedimentos, planos, programas, projetos e atividades de informática no INPA.

III

Prestar orientação técnica e normativa às coordenações, unidades administrativas e de pesquisa, inclusive visando à integração entre as coordenações e demais unidades do Instituto, bem como do INPA com outros órgãos da administração pública.

IV

Avaliar os planos setoriais de compras de equipamentos de tecnologia da informação dos setores do INPA, visando à racionalização dos investimentos de informática e a proposição de subsídios para a elaboração do orçamento de informática.

V

Propor e implementar medidas visando à racionalização do uso dos recursos de informática, inclusive definindo e implementando padrões de equipamentos de informática e programas de computador a serem adotados no INPA.

VI

Pronunciar-se, previamente, em processos relativos à aquisição de bens e serviços de informática, bem como em projetos de sistemas informatizados no âmbito do INPA.

VII

Emitir parecer técnico sobre a contratação de consultorias externas específicas para atuar na área de informática.

VIII

Propor programas de capacitação e desenvolvimento de recursos humanos julgados necessários ao desempenho dos projetos de informática, em articulação com o Serviço de Recursos Humanos do INPA.

IX

Promover a articulação, a cooperação técnica e o intercâmbio de experiências e informações com os órgãos centrais da administração pública, com vistas ao aperfeiçoamento e ao aprimoramento da atuação desta Coordenação.

X

Coordenar o desenvolvimento, a utilização e a avaliação do processo de engenharia de sistemas informatizados, no escopo de aplicações da informática para a biodiversidade e da gestão de informação espacial, entre outros.

XI

Propor a adoção de normas, diretrizes, padrões técnicos e definir procedimentos, de forma a promover o maior nível de segurança física e lógica do ambiente de informática, inclusive com relação às interconexões com outros ambientes.

XII

Gerenciar a rede de computadores, promovendo o controle e a conservação dos dados e equipamentos de informática, inclusive na instalação.

XIII

Acompanhar a execução dos contratos relativos aos sistemas informatizados no âmbito do INPA.

XIV

Participar ou se fazer representar nas reuniões dos órgãos colegiados pertinentes.

XV

Executar outras competências que lhe forem delegadas, no seu campo de atuação.

 

2.2.1. Centro de Operações de Rede – (NOC)

 

O NOC atua na operação da rede de computadores do INPA e de suas unidades regionais, bem como na operação da segurança cibernética relacionada à rede do INPA.

Os serviços oferecidos pelo NOC vão desde os serviços básicos de rede de computadores, passando por serviços para a comunidade de usuários da rede do INPA, serviços de infraestrutura (datacenters, servidores e ativos de rede) até computação de alto desempenho.

2.2.2. Suporte ao Usuário

O Suporte ao Usuário atua na operação de soluções para os usuários de TIC do INPA e de suas unidades regionais.

Os serviços oferecidos pelo setor que funciona como uma Central de Atendimento vão desde instalação de programas básicos, passando por configuração de softwares clientes de correio eletrônico e catálogos de contatos, instalação e configuração de softwares de comunicação multimídia, antivírus, proxy, instalação, configuração e manutenção e montagem de hardware (impressora, scanner, token, entre outros) até serviços de rede de primeiro nível.

2.2.3. Desenvolvimento de Sistemas Institucionais

O setor de Desenvolvimento de Sistemas atua no provimento de soluções de TIC para apoio aos processos institucionais de caráter corporativo, à tomada de decisão e à transparência pública, na operação das arquiteturas tecnológicas de portais, sistemas e dados e no gerenciamento de projetos de modernização dos sistemas.

Os serviços oferecidos pelo setor de Desenvolvimento de Sistemas vão desde o desenvolvimento de aplicações, passando por elicitaçãoedocumentaçãoderequisitosdesoftware, elaboraçãode documentode visãodesistemaeprojetos desoftware, realizaçãodeanálisedeviabilidadeeimpactopara odesenvolvimentode software, desenvolvimento de sites até o projetodeinterfacede aplicações

2.2.4. Pesquisa e Desenvolvimento em TI

O setor de P&D em TI atua no provimento de soluções de TIC para apoio aos processos institucionais de caráter finalístico, à tomada de decisão baseada na gestão do conhecimento científico, na construção de bases de dados semânticas, no big data, na Ciência de Dados, entre outras áreas relevantes de pesquisa em TIC que permitam o desenvolvimento de soluções para o INPA.

2.2.5. Considerações sobre Gestão de Pessoas da COTIN

Para atendimento das atribuições da COTIN, o quadro de pessoal é preenchido por servidores concursados para a execução de atividades de suporte e desenvolvimento de soluções corporativas, e apoio direto na implantação das soluções produzidas por meio de contratos de prestação de serviços.

Sobre a prestação de serviços de manutenção especializada de equipamentos,a COTIN procura alcançar um modelo de atendimento aderente às orientações da SETIC, corroborado pelas diretrizes de governança de TIC emitidas pelo TCU, nas quais é indicada a solução de manutenção e suporte por meio de serviços especializados prestados por empresas da área de TI. O INPA não dispõe em seu quadro funcional de mão de obra indicada para esta finalidade, e os serviços de manutenção necessários são prestados por empresa especializada.

 

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