Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Grupo de Estudos Amazônicos do Inpa publica Tomo XI do Caderno de Debates
Início do conteúdo da página
Notícias

Grupo de Estudos Amazônicos do Inpa publica Tomo XI do Caderno de Debates

  • Publicado: Sexta, 04 de Janeiro de 2019, 14h40
  • Última atualização em Sexta, 04 de Janeiro de 2019, 14h48

O Tomo do GEEA está disponível para download gratuito. A obra trata dos temas Zona Franca de Manaus e o bioma Cerrado

 

 

Da Redação – Ascom Inpa

Banner: Rodrigo Verçosa – Editora Inpa

 

Com organização do pesquisador Geraldo Mendes dos Santos e ex-diretor do Inpa Luiz Renato de França, o Tomo XI do GEEA – Caderno de Debates já está disponível para leitura. A obra é composta por dois capítulos, que tratam sobre economia industrial na Amazônia e sobre o Bioma Cerrado.

 

Segundo o secretário-executivo do Grupo de Estudos Amazônicos (GEEA), o pesquisador Geraldo Mendes dos Santos, a ideia de transformar as pautas do Grupo em livro surgiu por duas razões básicas. A primeira é para permitir que muitas outras pessoas, fora do Grupo ou mesmo fora de Manaus e da Amazônia, possam usufruir das ideias e informações que circulam em suas reuniões. “Nesse sentido, o livro editado pelo GEEA, denominado Caderno de Debates, é um elemento multiplicador”.

 

A segunda razão, segundo o pesquisador, é para perenizar aquilo que é dito, pois como diz o ditado, as palavras voam e o escrito fica; o livro é um registro fiel e permanente da visão de mundo daquele que escreve. “Os livros do GEEA são registros maravilhosos de pessoas brilhantes que passaram por aqui, deixaram suas impressões, suas visões de mundo”, comenta o organizador da obra.

 

GEEAINPATOMOXI

 

Este volume do Caderno de Debates aborda a economia industrial, com enfoque na Zona Franca de Manaus e no Cerrado, bioma sobre o qual estão localizadas as principais fontes hídricas e do agronegócio do Brasil. De acordo com Santos, a obra é destinada a pesquisadores, professores, estudantes, gestores e todo cidadão interessado em conhecer mais profundamente a natureza e as questões relevantes da Amazônia.

 

“Como todos os demais, este Tomo XI tem importância como síntese do conhecimento sobre temas relevantes para a Amazônia, sendo esta tratada com os fundamentos da Ciência e numa linguagem clara e acessível. Especificamente, ele trata de dois temas sumamente importantes para o desenvolvimento da Amazônia: o processo industrial, com enfoque na Zona Franca de Manaus e no Cerrado, bioma sobre o qual estão localizadas as principais fontes hídricas e também do agronegócio do Brasil,” ressalta o organizador.

 

Produção

 

Durante a palestra do profissional responsável por cada tema são feitas gravações em áudio, posteriormente transformadas em texto, que depois são analisados e revisados por Geraldo Mendes dos Santos. O tempo de produção de cada livro é relativo, mas o objetivo é que seja publicado um tomo a cada ano. “Nesses 11 anos de existência, o GEEA já publicou exatamente 11 Tomos e esperamos aumentar essa marca; estamos planejando publicar os Tomos XII, XIII e XIV no começo deste ano”, lembra Mendes.

 

Grupo de Estudos Amazônicos

 

 

O GEEA foi criado pela direção do Inpa em 2007, com o objetivo de constituir um fórum permanente e multidisciplinar para a análise de questões relevantes para a Amazônia e a socialização da ciência através de uma linguagem acessível a todo cidadão interessado. O Grupo é formado por pesquisadores, professores, empresários, humanistas e gestores, que se reúnem geralmente a cada dois meses para debater um tema escolhido previamente e apresentado por um especialista de renome.

 

“A cada tomo, há tomada de consciência de que o GEEA é um Grupo de pessoas altamente compromissadas com a Amazônia e que dão o melhor de si para contribuir com seu desenvolvimento verdadeiramente sustentável, centrado no conhecimento e compartilhamento de ideias, experiências e visões de mundo”, ressalta o secretário-executivo.

 

O Caderno de Debates é publicado desde a primeira edição do GEEA, e tem distribuição digital gratuita. Para ter acesso ao tomo XI e aos demais tomos, clique aqui.

registrado em:
Fim do conteúdo da página
Experimente o novo WEBMAIL do INPA.