Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Amoci e Inpa realizam Conferência Internacional sobre Processos Inovativos na Amazônia
Início do conteúdo da página
Notícias

Amoci e Inpa realizam Conferência Internacional sobre Processos Inovativos na Amazônia

  • Publicado: Sexta, 17 de Maio de 2019, 14h52
  • Última atualização em Sexta, 17 de Maio de 2019, 15h34

Realizado pelo Arranjo Amoci, o evento mantém o formato de alcance internacional em 2019, com a participação de palestrantes regionais, nacionais e internacionais. Eles são referências nas áreas de propriedade intelectual, transferência de tecnologia, empreendedorismo e inovação

 

Da Redação – Flávio Rosas/ Amoci

 

Com a proposta de abordar as interações entre quem faz ciência e quem capta os resultados obtidos pelas pesquisas para transformar em novos investimentos no país, será realizado nos dias 6 e 7 de junho a 2ª Conferência Internacional sobre Processos Inovativos na Amazônia – Interfaces entre e ICT, empresários e investidores. O evento será realizado no Auditório da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC).

A conferência é promovida e organizada pelo Arranjo de Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT) da Amazônia Ocidental (Arranjo Amoci). Com sede no Inpa, o Amoci é composto por 23 integrantes, entre instituições de ensino e pesquisa públicas e privadas, fundações e incubadoras de empresas localizadas nos estados do Amazonas, Acre, Roraima e Rondônia.

“Nosso objetivo com a Conferência é capacitar os integrantes do Amoci na cultura e prática da propriedade intelectual, transferência de tecnologias, empreendedorismo e inovação no âmbito as instituições públicas e privadas de ensino e pesquisa da Amazônia”, disse a coordenadora do Arranjo Amoci, a economista com mestrado em propriedade intelectual e inovação Noélia Falcão, que também é coordenadora de Extensão Tecnológica e Inovação do Inpa e Diretorade Comunicação do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec).

Inscrições

O evento é gratuito e será realizado das 8h às 18h, nos dois dias. Também haverá entrega de certificado aos participantes de acordo com os dias de participação no evento. As inscrições podem ser feitas no link: http://arranjoamoci.org/2-conferenciainternacional

Programação

Em 2019, a Conferência contará com a presença do titular da Secretaria de Unidades Vinculadas do MCTIC, Lorenzo J. E. Cuadros Justo Júnior, que fará a palestra magna, no dia 6 de junho, às 9h, com o tema “Um ano de Decreto Regulamentador: O que mudou?”.

De acordo com a programação, nas palestras, mesas redondas e painéis serão apresentados diversos temas envolvendo, como Propriedade Intelectual, Biotecnologia e Transferência de Tecnologia, com palestrantes nacionais: MSc. Shirley Coutinho, que é presidente do Fortec; o Dr. Alexandre Vasconcellos, do INPI; e a Diretora do Inpa, Antonia Franco; e internacionais, como o Dr. Camilo Ansarah, da Universidade do Sul da Califórnia.

Também terá participação no evento a Procuradoria – Dr. Juliano Scherner Rossi – e a Advocacia Geral da União-AM – Raimundo Rômulo, indicando as boas práticas para a realização da transferência de tecnologia.

O primeiro dia ainda conta com uma palestra sobre um tema atual: a Inovação Frugal, responsável por tornar produtos e serviços mais simples e mais baratos, fazendo com que eles sejam acessíveis a um grupo maior de consumidores, que será abordada pelo Dr. André Moraes, da Univali/SC.

Café com Inovação

No dia 07 de junho, segundo e último dia do evento, acontecerá pela parte da manhã, a segunda edição do Café com Inovação de 2019, a Edição Laranja, que terá como tema “Valoração e Precificação de Tecnologias” e será ministrada por Daniel Elói – da PRIS, empresa que promove cursos em várias áreas de atuação como Propriedade Intelectual, Incentivos, Finanças e Tributos.

Na parte da tarde, haverá uma apresentação institucional do PROFNIT – programa de mestrado profissional do Fortec, além de um momento de Pitch com empresas que divulgarão seus modelos de negócios.

A Agenda Mundial 2030, da ONU, será abordada em uma mesa redonda que terá como mediadora a subsecretária da Semtepi, Larisse Carvalho, além dos representantes da Fabriq (Fredson Encarnação), Instituto Certi (Marcos Da-Ré) e Lorena San Román do Centro Agronómico Tropical de Investigación y Enseñanza (Catie), da Costa Rica.

Josivaldo Modesto, do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, falará sobre a valoração e importância do pirarucu – o gigante da Amazônia; e Wildney Mourão da Fundação Amazonas Sustentável abordará sobre a Farinha Ribeirinha, produto que possui registro de Indicação Geográfica e é produzido por pequenos produtores de Uarini/AM.

O evento ainda contará com estandes de empresas selecionadas, que irão divulgar seus produtos e serviços, além de um coquetel de encerramento ao final do segundo dia.

Sobre os Arranjos

Os Arranjos de Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT) foram criados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) para “operar em forma de rede colaborativa, e otimizar e compartilhar recursos, disseminar boas práticas de gestão da inovação e de proteção à propriedade intelectual e transferência de tecnologia”.

Serviço:

O que: 2ª Conferência Internacional sobre Processos Inovativos na Amazônia: Interfaces entre ICT, empresários e investidores

Quando: 06 e 07 de junho de 2019

Onde: Auditório do Bosque da Ciência/INPA, entrada pela Av. André Araújo, 2936 - Aleixo.

Site Oficial: arranjoamoci.org/

Facebook: www.facebook.com/arranjoamoci/

Inscrições: arranjoamoci.org/2-conferenciainternacional

registrado em:
Fim do conteúdo da página
Experimente o novo WEBMAIL do INPA.