Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Católicos do Sínodo PanAmazônico visitam Bosque da Ciência e Laboratórios do Inpa
Início do conteúdo da página
Notícias

Católicos do Sínodo PanAmazônico visitam Bosque da Ciência e Laboratórios do Inpa

  • Publicado: Terça, 30 de Julho de 2019, 17h33
  • Última atualização em Terça, 30 de Julho de 2019, 17h40

Sinodo Panamazonico Foto Victor Mamede INPA 8

 

Fieis conheceram alguns dos atrativos do espaço de visitação do Instituto, como Casa da Ciência, viveiro dos jacarés e tanque dos peixes-bois

 

Da Redação – Inpa

Foto: Victor Mamede – Inpa

 

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) recebeu um grupo de 160 religiosos da Comunidade Franciscana formado por católicos de várias do Brasil. Durante a visita, os fiéis tiveram a experiência de visitar alguns laboratórios do Instituto e participar do roteiro de visitação do Bosque da Ciência, incluindo a Casa da Ciência.

 

O grupo faz parte do Sínodo PanAmazônico, uma atividade preparatória para uma reunião que acontecerá com os Bispos em Roma. A Amazônia foi escolhida com objetivo de identificar novos caminhos para a evangelização do povo da região, além de destacar a importância da floresta amazônica para o planeta

 

A coordenadora de Tecnologia Social do Inpa, Denise Gutierrez, recebeu o grupo no último dia 05 de julho e o guiou pelo bosque, passando pela Casa da Ciência e viveiro dos Jacarés. O Projeto Mamíferos Aquáticos da Amazônia, da Associação Amigos do Peixe-boi em parceria com o Laboratório de Mamíferos Aquáticos (Inpa), apresentou suas ações e levou os visitantes para conhecer a ariranha, o berçário do peixe e amamentar s filhotes.

 

Sinodo PanAmazonico Foto Victor Mamede INPA 1

 

“Eles colocaram no roteiro visitar o Inpa. Então, estamos proporcionando a eles essa experiência de conhecer alguns laboratórios e fazer o roteiro de visitação no bosque”, contou Gutierrez que com apoio de técnicos da Coordenação de Extensão acompanhou os visitantes em grupos de 40 pessoas aproximadamente.

 

Além de conhecer o bosque e o LMA, o grupo visitou o Centro de Estudos de Quelônios da Amazônia (Cequa), o Grupo de Pesquisas em Abelhas (GPA) e participou de atividades com macrófitas promovidas pelo Grupo de Pesquisa Ecologia, Monitoramento e Uso Sustentável de Áreas Úmidas (Maua).

 

 

Sinodo Panamazonico Foto Victor Mamede INPA 5

 

Organizado pelo Frei Alex, o grupo ficou em Manaus de 04 a 06 de julho. Na programação deles constava, por exemplo, observar o por do sol na Ponta na Negra e o Encontro das Águas. “Este é um momento de espiritualidade, reflexão e encontro conhecendo tudo que a nossa Amazônia tem”, disse Andrea, uma das fiéis do grupo.

registrado em:
Fim do conteúdo da página